segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Segundona (Agora com fotos)

Outro dia de muito calor por aqui. Termômetros passando a casa dos 30 graus.
Hoje aproveitei para dar entrada na minha conta no banco. Amanhã ou na quarta já terei meu IBAN aqui e (se Deus quiser) logo receberei minha bolsa.

Na parte da tarde aproveitamos para comprar a máquina fotográfica (finalmente!). Aliás, hoje o dia foi de compras. Primeiro compramos uma máquina digital compacta mesmo: uma Samsung PL70, de 12 MB, com 5x de zoom ótico e um cartão de memória, na FNAC Sta Catarina.

Depois, andando pela rua Sta Catarina (que mais parece um grande calçadão), encontramos um shopping, com a entrada meio escondida em meio a tantas lojinhas. E lá estava uma loja da Zara imeeeensa, com várias promoções. Acabei comprando 2 blusas de frio, de malha, mais básicas e 1 de calor. As 3 blusas sairam por 9 euros. E o Érico encontrou a blusa de frio que ele precisava para o inverno daqui. A blusa é linda e ótima. Não foi super barata como as minhas blusas, mas uma blusas dessas na Zara do Brasil é beeeeeeeem mais cara do que pagamos.
Testei a máquina lá dentro do shopping mesmo e só na saída, em um cartaz, vi que era proibido tirar fotos lá dentro (sorte a minha nenhum segurança ter visto).

Por fim, com a ida ao mercado Mini-Preço ao lado de casa, aproveitamos para fazer o cartão deles e vamos ter vários descontos nas compras (e não precisa usar o crédito não... só ter o cartão dá direito a todos os descontos oferecidos). Ainda falta fazer o cartão do outro mercado, o Modelo. Vai compensar muito ter o cartão dos 2 mercados. Só para vocês terem idéia, com uma compra de coisas básicas no mercado, o valor fica por volta de 22 euros. Se já tivessemos os descontos, ficaria no máximo em 18 euros.
Agora é descansar um pouco para o dia de amanhã. Até mais.

domingo, 29 de agosto de 2010

Domingo de sol e calor

Dia lindo hoje, de muito sol e calor, então aproveitamos para conhecer a praia daqui. Nosso apartamento fica longe, mas dá para ir tranquilamente de autocarro.
Se eu tivesse trazido biquini, acho que teria aproveitado um banho de mar. Como eu não trouxe, foi só uma caminhada à beira-mar mesmo (e fiquei com a marca da blusa nos ombros...). Realmente eu acho uma pena não ter máquina fotográfica naquela hora, pois o lugar era muito bonito.
Almoçamos em um café-restaurante bem de frente à praia. O preço não foi dos mais baratos, mas eu fiquei complemente satisfeita com meu "crepe de cogumelos e queijo da ilha",  acompanhado de batata e salada.
As praias do Porto não são como as do Brasil. Aqui há muitas pedras e nada de areia super branca. Os trechos só de areia tem muitas conchas e algas. Mas a água parece muito limpa.
As praias também não ficam super lotadas, apesar do dia lindo de sol e calor.

Na área próxima à Foz do Douro, ao lado do rio, existem lugares com árvores e muitas pessoas levam cadeiras, toalhas e fazem piquenique. Lugar lindo e muito agradável.
Para voltar para casa, pegamos um autocarro que seguia o rio e foi a primeira vez que vimos a ponte Arrábida. Realmente bonita e imponente.

Depois de voltar para casa fomos novamente ao supermercado para as compras necessárias para a semana que vai começar. Agora chega de comer fora de casa.
Por fim, resolvemos dar uma geral na área de fora do apartamento (aqui há uma área aberta grande, quase do tamanho do nosso apartamento no Brasil). Mas os caras que moravam aqui acho que eram bem "porquinhos", porque estava tudo muito imundo e cheio de bitucas de cigarro.
Agora é descansar para a segunda-feira. E esta semana vamos conhecer o casal de brasileiros que vai morar com a gente. Eles já estão instalados, mas estão viajando, aproveitando os dias antes das aulas começarem.
Bom final de domingo a todos também.

sábado, 28 de agosto de 2010

Segundo dia

Depois de mais um dia cansativo, escrevo novamente.
Hoje o dia foi de muita andança e começamos cedo. Pegamos o ônibus as 8:23 na rua de nosso apartamento, em direção à av. dos Aliados (o ônibus passa pontualmente no horário que está marcado nos pontos. Mesmo hoje - sábado - há autocarros de 20 em 20 minutos. Ficamos até assustados, pois no interior de SP não há intervalo tão curto de tempo e muito menos essa pontualidade de minutos).
Fomos ao CNAI, que abria as 9h, para fazer a declaração de entrada em Portugal do Érico e aproveitamos para pegar a lista de documentos necessários para marcar a entrevista de renovação do visto. 
Depois aproveitamos para dar uma caminhada pelo centro da cidade e olhar as lojas. Achamos a FNAC e a C&A que ficam no mesmo prédio. Hoje só olhamos e vimos ofertas bem interessantes, como uma máquina fotográfica de 14 MegaPixels e 5X de Zoom ótico, com bateria, por 99,00 Euros. E blusas de frio boas por menos de 50 Euros.
Deu raiva de ver um All Star mais legal do que eu comprei no Brasil. Aqui está por 12,50 Euros, sendo que eu paguei R$ 109,00.
Depois fomos à Loja do Cidadão (um tipo de PoupaTempo -  mas olha só... imagina se no Brasil esse tipo de serviço funciona de sábado) para tirar meu NIF (número de identificação fiscal - tipo CPF). Paguei 7 Euros e obtive meu número na hora. Não sei se porque era sábado nem tinha tanta espera... levei uns 10 minutos no máximo lá dentro.

Almoçamos em shopping próximo a essa Loja do Cidadão (e shopping é sempre shopping... tudo igual, rsrsrs). Aproveitamos e compramos um conjunto de 6 toalhas, com, como eles dizem: 2xToalhão de banho, 2xToalha de banho e 2xToalhetes de banho por um preço muito baixo. Também compramos 2 travesseiros novos.
Depois resolvemos voltar a pé para o apto. Andamos um tanto. A Loja do Cidadão e o Shopping ficam ao lado do Estádio do Dragão (o Érico está doente para assistir da UEFA lá). Dá para ter idéia da rota que fizemos a pé aqui nesse mapa. 
Estamos bem cansados hoje, mas amanhã acho que vamos conseguir conhecer a Foz do Douro.

Primeiro dia no Porto

Agora sim consigo escrever algo com calma, pois desde a nossa chegada quase não paramos no apartamento. Cá estamos, no Porto.
Tanto o voo do Érico quanto o meu foram bem tranquilos. O Érico chegou um pouco antes e ficou me esperando na saída da área internacional. O sr. Quintas e a esposa foram nos recepcionar no aeroporto e trouxeram-nos para o apartamento. Achei eles muito atenciosos e simpáticos. Explicaram como tudo funciona aqui e deram indicações do comércio local e do transporte. O apartamento fica no concelho (com C mesmo... é mais ou menos o conceito de distrito) de Gondomar, na freguesia (bairro) de Rio Tinto. É um pouco afastado do centro da cidade, mas o local é ótimo.
Ontem praticamente tivemos só o tempo de deixar as malas no apartamento, organizar poucas coisas e já sair. Eu tinha que estar na Reitoria da U.Porto às 14 horas, então pegamos o autocarro (ônibus) e fomos para a parte mais central da cidade. Aproveitamos para almoçar por perto da Avenida dos Aliados (a mais conhecida da parte central da cidade) e depois fomos à procura da Reitoria.
Lá eu fui atendida pela Luísa Capitão, da área de cooperação internacional, com muita atenção da parte dela. Ela passou muitas informações importantes, tal como o transporte, parte de saúde e informações da universidade. Foi mais de uma hora de conversa e saí de lá muito bem informada e já sabendo tudo o que tenho que fazer com relação à parte administrativa.
Recebi também meu cartão provisório de estudante, um kit da U.Porto, contendo os folhetos informativos, camiseta, pasta, tirante para chave e um chip para celular (tudo de graça mesmo).
Saímos de lá umas 15h30 e fomos à procura do CNAI/SEF (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante/Serviço de Estrangeiro e Fronteiras) para fazer a declaração de entrada do Érico em Portugal (pois ele entrou pela Espanha e voo de lá para Portugal é considerado doméstico) e obter informações para agendar entrevista de renovação do visto, já o nosso é para 120 e precisamos para 180 dias. O CNAI/SEF é até bem perto da Reitoria, mas quando chegamos lá as senhas para o dia já haviam esgotado. 
Voltamos então para o apartamento, só então para verificar as necessidades de compras básicas. Nossa sorte é que existem 2 supermercados muito perto aqui do apartamento, o mercado Modelo e o Mini-Preço (no Brasil é o Dia%). Compramos o essencial e finalmente conseguimos descansar um pouco e comer alguma coisa, com um vinho acompanhando, claro.
Logo mais escrevo sobre o segundo dia e nossas andanças do dia para o CNAI e obtenção do NIF (equivalente ao CPF no Brasil).
OBS: ainda não tenho máquina fotográfica, por isso a falta de fotos, mas já vi opções interessantes na FNAC daqui.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Últimas horas

O final de semana passado passou voando e as companhias de despedida foram ótimas!
Além dos familiares, contando com a presença de vários dos meus queridos primos, os amigos Ma e Gui vieram também, o que nos deixou muito felizes (aliás, vamos colocar mais formalidade aqui, afinal eles são advogados de respeito na cidade de Araras: Ghiraldini e Lussari Advocacia (19) 3352-0353)
Voltando para nossa casa, a correria para fechar e deixar tudo em ordem em casa foi grande. Tivemos que encerrar nossa conta na NET ontem a tarde (telefone, internet e tv) e acho que vale um comentário: para nossa grande surpresa não tivemos problema algum. Já tínhamos entrado em contato com o suporte telefônico deles e a moça não foi nada prática sobre as questões de encerramento e disse que teria que cobrar multa de qualquer maneira. Desistimos do contato telefônico e optamos por comparecer pessoalmente à loja da NET na nossa cidade (detalhe é que já fomos preparados para pagar a multa e tentar resolver qualquer outra dor de cabeça inesperada com o encerramento).
Porém, para nossa grata surpresa, fomos muito bem atendidos e como comprovamos que vamos ficar 6 meses no exterior e que não temos ninguém para quem passar nossa assinatura, eles cancelaram nossa assinatura sem multa. Ponto para eles. Quando voltarmos vamos ver outra assinatura.
Fechamos as malas hoje pela manhã e não estamos nem um pouco próximos do limite de bagagem (o que é uma grande vantagem para a hora da volta).
Em casa, deixei as coisinhas arrumadas e protegidas o máximo possível da poeira. A chave para qualquer emergência está aos cuidados da grande amiga de sempre: Carol.
Agora estamos na casa dos meus pais, acertando os últimos detalhes e esperando por amanhã.
O voo do Érico está agendado para as 15:50 e o meu para as 18:35. Apesar dessa diferença de horário vamos chegar praticamente juntos por lá.
Na sexta-feira já estaremos em terras portuguesas, entrando no fuso horário novo (4 horas a mais nessa época do ano).
Provavelmente as próximas notícias virão do outro lado do Atlântico.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dias contados

Agora estamos com os dias contados aqui. Hoje é meu último dia no trabalho. A partir de amanhã só vou cuidar das coisas da viagem praticamente.
Comecei a pensar no que tenho que separar de bagagem e comprei mais uma mala pequena, dessas que dá para levar a bordo, de dimensão 51 x 35 x 20 (e expandida fica com em 27,5). Aliás, foi até um achado...porque na loja da Le Postiche aqui da minha cidade a mais barata era de R$ 139,00 e no Extra eu encontrei por R$ 84,90 (e não é de qualidade inferior não).
Tive que comprar essa mala porque no final do ano vamos viajar com as cias aéres low cost Ryan Air e EasyJet, como eu contei em um post passado.
E para quem não sabe, para utilizar essas cias áreas da forma mais low cost possível, o negócio é não despachar bagagem (eles cobram por isso, sendo que uma mala até 15 Kg custa 15 Euros e uma mala até 20 Kg custa 25 Euros). 
Assim, todo passageiro só tem direito de levar 1 bagagem de mão de, no máximo, 10Kg e com dimensões máximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm. As bolsas, pastas, computadores portáteis, artigos das lojas do aeroporto, câmaras, etc., têm de ser transportados no interior da bagagem de mão. Todas as regras da RyanAir podem ser consultadas aqui.
Conclusão, eu vou levar uma malinha com no máximo 10Kg e meu marido leva outra.

E fora isso, tá todo mundo se despedindo da gente. No final de semana passado tivemos bons momentos com um casal de amigos no sábado - a Nara (da Compose Produções) e marido dela, o Alexandre - e com um casal amigo de meus pais no domingo (apesar de eu estar gripada e meio mal o fds todo).
Também ganhei presente da minha amiga Adeline: um vale da Livraria Cultura que já virou um CD do Foo Fighters e um do Aerosmith.
Nesta semana ainda vamos fazer uma despedida com os amigos aqui da nossa cidade e no final de semana, outra despedida, na casa dos meus pais (e com tudo organizado por eles), com toda a família.

Fora que na sexta-feira, logo cedinho, tenho que passar pela minha cabeleireira para dar um trato antes de viagem e depois uma sessão de tortura na dentista.

Com tudo isso não está sobrando tempo para nada. Mas até quarta-feira que vem eu consigo terminar de arrumar a mala.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A espera de dias mais quentes

Foz - Porto - créditos de Mateus Moreno
Faltam só 15 dias para a viagem e eu ainda nem comecei a arrumar nada. Estou com tanta coisa no trabalho e no doutorado para terminar antes da viagem, que quase nem dá tempo de respirar.
O que me conforta é que terei alguns dias mais quentes e tranquilos assim que chegar por lá.

Aqui os dias andam com um vento frio, típico de inverno, a temperatura na parte da manhã anda pelos 15 graus e por lá a média passa dos 25 graus.
Pelo menos parece que o calor conforta um pouco mais e verei novamente o Atlântico, só que dessa vez, lá do outro lado. Fico imaginando a Foz do Douro e eu sentada, só olhando o mar.

Conto as horas até chegar o final do dia 17, porque será meu último dia de trabalho antes da viagem. 

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ótima oportunidade para mulheres que pensam no doutorado ou pós-doutorado

Acabei de receber o informe e achei muito interessante (para mim, inclusive).

A Universidade para o Futuro, lançada pela Fundação Schlumberger, concede bolsas a mulheres de países em desenvolvimento ou emergentes que estão se preparando para estudos de doutorado ou pós-doutorado em ciências físicas, engenharia ou disciplinas relacionadas buscando estudos de pósgraduação em universidade importantes nas suas disciplinas no exterior.

A meta de longo prazo do programa da Universidade para o Futuro é gerar condições que resultem em um maior número de mulheres buscando disciplinas científicas. As bolsistas são, portanto, selecionadas mais por sua capacidade de liderança do que por seus talentos científicos e delas se espera um retorno a seu país para prosseguir as carreiras acadêmicas e inspirar outras jovens mulheres.

As bolsas Universidade para o Futuro situam-se na faixa de US$ 25.000 a 50.000 por ano, e podem ser renovadas até a conclusão dos estudos subordinado a desempenho, auto-avaliação e recomendações de supervisores. O montante da bolsa depende dos custos anuais dos estudos e de moradia na localidade escolhida.

Mais informações  no link abaixo.


http://www.usp.br/prpg/pt/pdf-formularios/FacultyJun2010.pdf

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Moradia e pagamento de aluguer

(você não leu errado e nem eu escrevi errado... em Portugal é aluguer mesmo)
Este mês eu paguei meu primeiro aluguer, mesmo ainda estando no Brasil. Para deixar a suíte reservada, combinamos com o nosso senhorio (aliás, um rapaz muitissimo educado e justo) de enviar o dinheiro.
Só que a última vez que meu marido teve que pagar a taxa de um congresso (em Portugal mesmo), ele teve que fazer uma transferência pelo Banco do Brasil e pagamos uma taxa que considero absurda... se eu não estiver enganada foram 80 Dólares (além de perder um tempão dentro da agência, porque ninguém sabia dar uma informação correta).
Não queríamos pagar tudo isso de novo só para enviar o dinheiro. Então o próprio senhorio do apartamento ajudou a encontrar uma solução mais barata: enviar o dinheiro pela Western Union.
Essa foi a forma mais prática, rápida e barata. Encontramos a empresa credenciada pela Western Union aqui na nossa cidade (Lastro Serviços Financeiros). Só precisamos do nome correto e completo do senhorio e o valor da transferência (o pagamento é feito sempre em dinheiro). Pagamos só R$ 66,00 (em Reais mesmo) de taxa, além da IOF, que está inclusa em qualquer transação financeira mesmo.
No mesmo dia, o senhorio acusou o recebimento do dinheiro lá em Portugal. E pronto, primeiro aluguer pago.



Validade da nova regra da Receita Federal é adiada

A Receita Federal adiou o início da nova regra de produtos adquiridos no exterior (aquela que falei no post anterior). Era para ter começado a valer na última segunda-feira, mas agora eles adiaram para o dia 1 de outubro.
Quem quiser consultar os detalhes da regra, pode olhar diretamente no site da Receita Federal.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Boas notícias para quem vai viajar e precisa de câmera fotográfica

Hoje pela manhã vi a notícia e achei muito legal.
A questão é que câmeras fotográficas e celulares agora são considerados bens de uso pessoal pela Receita Federal, e podem ser trazidos do exterior sem pagar impostos. A nova regra foi instituída nesta segunda-feira, por meio da Portaria 440, publicada no Diário da União e assinada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Eu li a notícia aqui.
Como estou sem máquina fotográfica e vou comprar lá por Portugal mesmo, eu já tinha pensado se não haveria problema no meu retorno.
Agora fico mais tranquila e, além da máquina, vou aproveitar e comprar outro celular também.
 =)