domingo, 31 de outubro de 2010

Chuvarada

Aqui no Porto, pleno domingão preguiçoso com o fim do horário de verão (agora são só 2h+ de diferença da hora oficial de Brasília), cai uma chuva considerável, com vento.
Mas ainda bem que estamos em casa pelo menos... ainda bem que não decidimos ir para Lisboa passar o feriadão.
Dá uma olhada como ficaram as ruas por lá:




Essa e outras fotos do resultado da chuvarada em Lisboa eu encontrei no site do SAPO.PT.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Transporte público e zonas da cidade do Porto

Agora que chegou o final do mês mais uma vez, eu e o Érico temos que recarregar nossos Andantes.
Então lembrei de alguns detalhes que podem fazer a diferença para quem estiver mudança (mesmo que temporária) para cá.
Ao escolher o lugar onde morar, verifique a distância da nova morada até a faculdade onde você vai estudar.
Não se esqueça que o Porto, em termos de transporte, está dividido em zonas e é importante comprar seu Andante de acordo com o número de zonas que você vai precisar para ir até a faculdade ou voltar para casa.
Também é legal verificar se compensa fazer a assinatura mensal do Andante ou se compensa utilizar o título Ocasional.

Principais diferenças entre esses dois modelos:

1) Assinatura mensal: permite viajar o mês todo, quantas vezes quiser, seja de ônibus ou metrô (ou autocarro e metro, no português daqui). Vale do primeiro ao último dia do mês corrente. Para fazer uma assinatura mensal, você tem que ir até um posto de atendimento da STCP com seus documentos e sabendo certinho seu endereço no Porto. Tem um "porém" esse modelo de Andante: ao fazer seu cadastro, é necessário especificar QUAIS zonas você quer assinar. No nosso caso tivemos que assinar um Z3 para a C1, C6 e C9. Com isso NÃO PODEMOS ir até a Foz do Douro (que fica na zona C2) sem ter que comprar um outro tipo de título. 
COMPENSA PORQUE: Pode viajar quantas vezes quiser dentro das zonas escolhidas.
NÃO COMPENSA PORQUE: Você fica restrito às suas zonas de assinatura.

2) Ocasional: Permite viajar durante um determinado periodo de tempo consoante o número de zonas compradas, independente do tipo de transporte (ônibus ou metrô). Exemplo: 
Z21h 00m
Z31h 00m
Z41h 15m
Com um título de Andante Ocasional Z3, eu poderia pegar um ônibus aqui na porta de casa (que fica na zona C9) e ir até o centro da cidade (zona C1), sendo que para chegar lá o ônibus passa pela zona C6 (por isso a necessidade do Z3). Entretanto, com um Ocasional Z3, eu também poderia descer 2 quarteirões e pegar o ônibus já na zona C6 (é.. eu moro praticamente na divisa de duas zonas mesmo) e ir até a Foz do Douro (zona C2), passando pelo centro (zona C1).
O cartão Andante Ocasional pode ser adquirido em qualquer estação do metrô, direto nas máquinas.
COMPENSA PORQUE: comprando, por exemplo, um Z3, o usuário pode passar pelas 3 zonas que bem entender. Compensa também para quem não usa muito o transporte coletivo (quem consegue ir a pé para a faculdade todos os dias deve fazer as contas, porque talvez compense o Andante Ocasional). ah... e se comprar 10 títulos de viagens no Ocasional ganha 1 de bônus.
NÃO COMPENSA PORQUE: Tem que comprar o número de viagens necessárias e ficar controlando o saldo do cartão. Se usar muito o transporte coletivo, essa modalidade não compensa mesmo.

Espero que essas dicas ajudem alguém. :)

OBS1: Não jogue fora seu cartão Andante Ocasional quando terminarem os títulos de viagem. Você paga por ele quando compra, mas ele é recarregável (por isso não deixe, por exemplo, no bolso da sua calça, pois ele pode estragar).

OBS2: Do aeroporto para o centro da cidade é necessário um título Z4. Tomem o cuidado de comprar o número de zonas corretas (nesse caso 4 zonas), porque existem fiscais principalmente nessa linha do metrô do aeroporto para o centro.

OBS3: Se você não tem Andante e precisa pegar um ônibus, dá para comprar o "Agente único" direto no ônibus. Mas só use essa opção em casos extraordinários, porque ela é bem mais cara do que qualquer outra e só vale para a viagem em que foi adquirido.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Indo ao cinema

Ontem, pela primeira vez desde que chegamos a Portugal, fomos ao cinema. Não tinha nada muito bom em cartaz, mas decidimos aproveitar a promoção do Parque Nascente (o shopping mais próximo aqui de casa). De segunda a quinta-feira vale a pena aproveitar o "Menu Cinema". Por 7,00 Euros você tem direito a entrada do cinema e uma refeição, já que o preço médio de uma refeição por lá é de 5,00 Euros (eu não consegui ver o preço só do cinema, mas não deve ser menos do que 5,00 Euros também).
O bom é que são 12 salas no Parque Nascente. Pelo horário, decidimos assistir "Agentes de reserva" (no Brasil: "Os outros caras"). O filme é bem fraquinho, mas ir conhecer o cinema e o tal sistema do "Menu cinema" valeu a pena.
O funcionamento das salas de cinema aqui é um pouco diferente do Brasil (pelo menos das salas que eu conheço).
Primeiro: o bilhete é único para o número de vocês que você pediu na hora da compra. No nosso caso, 1 único bilhete para nós 2.
Segundo: o número da sua cadeira já vem marcado nesse bilhete (no cinema da Piracicaba hoje já é possível escolher seu lugar na hora da compra, mas em São Carlos esse sistema não "pegou" ainda).
Terceiro: não tinha ninguém na entrada da sala conferindo o bilhete. Pode ser que em filmes e horários mais concorridos tenha esse serviço, mas no nosso caso foi só entrar na sala indicada e boa...
Quarto: TODO filme aqui tem intervalo. Um tanto estranho isso para gente... em filmes com 3 horas de duração eu até entendo essa necessidade, mas em um filme com um pouco mais de 1h30min de duração não teria necessidade, né? Você está lá assistindo e no meio do filme do nada pára tudo, acendem as luzes... enfim, sistemas deles, temos que aceitar.
Mas a sala era muito boa, com poltronas muito confortáveis, som e imagem digital, uma maravilha.
E depois do cinema, foi só pegar o tíquete da promoção e escolher onde íamos comer.
Cada restaurante que participa da promoção oferece 1 menu específico. É só perguntar direto em cada restaurante ou olhar em um quiosque de informações em frente ao hipermercado.
Fica a dica para quem está por aqui e quer aproveitar a combinação "cinema + comidinha" no shopping.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Feriadão e previsão do tempo

Dia 2 de novembro é feriado no Brasil, mas aqui em Portugal o feriado é no dia 1 de novembro (Dia de todos os santos).
Aí já dava para pensar: "hum... feriadão! dá para aproveitar e conhecer alguma outra cidade aqui de Portugal mesmo. Quem sabe é a oportunidade de ir até Lisboa."
Mas ao consultar o Canal do Tempo, a alegria acaba. A imagem abaixo é a previsão aqui para a cidade do Porto, mas é a mesma para praticamente todo Portugal.


Grunf... o negócio vai ser ficar em casa mesmo, trabalhando.

domingo, 24 de outubro de 2010

Comemoração do nosso primeiro aniversário de casamento

Como eu já tinha comentado por aqui, hoje (24/10) é nosso primeiro aniversário de casamento. E desde já eu agradeço os parabéns que recebemos dos familiares e amigos.
Há alguns dias já tínhamos comprado um jantar para duas pessoas pelo Groupon (site de compra coletiva), com direito a entrada + prato principal + vinho + sobremesa + café.
Aproveitamos para a oportunidade para usufruir da nossa compra. Fomos jantar na "Taberna do  Bonjardim", que apesar do nome de taberna, na verdade, é um bistrô.
Logo que chegamos já recebemos uma flute de espumante (uma boa cava) e fomos encaminhados para nossa mesa. E o local tem muitos detalhes, muita coisa bonita e o mais importante: comida muito boa.
O couvert foi servido logo que sentamos (e a manteiga temperada para os pães era boa, hein?). De entrada, o Érico escolheu um creme de tomate com croutons e eu fui de carpaccio de tomate com mozzarela (um tanto diferente da nossa muçarela brasileira) e azeite com óregano.

Como prato principal, escolhemos a mesma coisa: tornedó (lombo de vitela) aromatizado com trufas negras guarnecido de puré de batata e uma verdura refogada que eu não sei bem o que era (mas parecia almeirão ou algo assim). Para acompanhar um bom vinho tinto da região do Douro.
Para finalizar, de sobremesa, também escolhemos a mesma coisa: brownie de chocolate com creme fraiche e frutas vermelhas.


TUDO estava muito bom e o restaurante está indicadíssimo (essa fotinho é de autoria do próprio restaurante e reproduz muito bem o ambiente). Ficamos muito satisfeitos. A compra do Groupon serviu muito bem para nossa comemoração do aniversário de casamento.
Só para fechar a noite, depois que chegamos em casa, uma garrafa de Freixenet Cordón Negro Reserva. E pronto. :)

sábado, 23 de outubro de 2010

Susto e seguro-saúde

Na sexta-feira a noite passamos por um susto. Lá pelas 22h o Érico começou com uma dor estranha e muito forte do lado esquerdo, na altura dos rins. Era o início de uma cólica renal que só iria piorar nas próximas duas horas.
Logo no início não demos conta da gravidade e não ligamos para o seguro-saúde (VITAL CARD)... aliás, eu nem fazia idéia do que deveria ser feito. Tive que fuçar na documentação e descobri que para ser atendido, primeiro, eu deveria ligar para um número no Brasil (a cobrar) e até aí tudo bem. Só havia a informação de 1 número de telefone em todos os papéis. Porém quando liguei, o atendente informou que devido ao tipo de seguro contratado eu deveria ligar para outra central de atendimento (?! e por quê essa informação já não veio no papel do contrato ?!).
Depois de algumas tentativas consegui falar na tal outra central telefônica. Esse segundo atendente primeiro solicitou algumas informações do Érico: número do voucher (OK), nome completo (OK), cidade onde estava (OK), data de nascimento (aí já comecei a ficar impaciente... eles não tinham o cadastro do seguro dele???), CPF (idem ao anterior), data de viagem e data de retorno (que coisa sem noção de perguntar na hora da emergência). Depois de todas as perguntas o atendente informou que deveríamos esperar até 50min pelo contato Central da Lisboa (?!).
Depois de pouco mais de 35min o atendente de Lisboa ligou e perguntou alguns mesmos dados que o atendente anterior e qual era o problema de saúde. Esse pediu para aguardar novamente e informou que ligaria novamente dizendo para qual hospital deveríamos ir. Fazer o que... só aguardar mesmo.
Depois de 5min o atendente de Lisboa ligou novamente informando que deveríamos ir ao Hospital São João (que é o mais perto de casa).
Aí é que demos conta... tínhamos que ir ao hospital... como? aquela hora da noite até passam ônibus ainda, mas com intervalo bem maior. Então a solução seria um taxi e não tínhamos o número de telefone de nenhum taxista! o jeito foi pegar os casacos e ir a pé até a Estrada da Circunvalação (que fica a mais ou menos 2 quadras de casa) porque lá existe um ponto de taxi.
Ainda demos sorte, porque depois de 1 quarteirão passou um taxi livre e conseguimos pegá-lo.
Bom... depois do "caos" para conseguir a autorização para o hospital e o transporte, o atendimento foi ótimo.
Apesar de passarmos a noite por lá (eu saí de lá as 5:30, mas o Érico ainda teve que ficar até as 10h para fazer um exame adicional), correu tudo muito bem.
Resultado: Érico tratado e aprendemos a como usar o seguro-saúde.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Comemoração do aniversário de casamento

No próximo domingo (24/10) será nosso primeiro aniversário de casamento: bodas de papel (se vocês quiserem saber quais são todas as bodas, dá uma olhadinha no blog Recém-casada da Cintia Costa, pois ela já publicou a lista com todos os anos).
Para quem não sabe, o nosso casamento não foi muito tradicional... casamos no civil e organizamos uma celebração no lugar onde ficamos juntos pela primeira vez: o Cia Paulista Música e Bar, em Rio Claro. Nosso casamento foi o primeiro a ser realizado lá. Ineditismo total! :P

Nós adoramos, nosso convidados disseram que adoraram e o pessoal do Cia Paulista gostou da idéia também. Aliás, quatro fotinhos do ambiente do nosso casamento estão lá na página deles. Dá uma olhadinha.
E olha que coisa legal, passado quase 1 ano, o Roberto, sócio do Cia Paulista, enquanto organizava a agenda do mês de outubro, entrou em contato para perguntar se gostaríamos de organizar a comemoração de 1 ano de casório lá.
Infelizmente tivemos que declinar da proposta, dada a nossa distância. Mas ficamos muito felizes com o contato do Cia Paulista.
Aliás, se esse já era nosso lugar preferido para sair em Rio Claro-SP, agora vai ter sempre um "quê" a mais (tanto pelo casamento, quanto pela atenção deles).
Assim que voltamos para o Brasil, provavelmente vamos querer organizar a comemoração do nosso retorno por lá.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Algumas diferenças no palavreado - parte V

Seguem mais algumas diferenças do palavreado aqui:

Uma mamadeira aqui é chamada de "biberão". E as nossas calças jeans? aqui são calças de ganga.
Quando eles querem se referir ao pessoal ou turma usam "malta".
Com relação ao futebol, a nossa palavra "Gol", para o momento em que a bola entre na rede, aqui é "Golo". Já o nosso Gol, o lugar onde a bola deve entrar, é a "baliza". O goleiro vira "guarda-redes". O time é "equipa" e o treinador aqui é "selecionador".
Quando precisam entrar em uma página da internet, eles dizem que é necessário "aceder" a aquele determinado "sítio". E quando é necessário um cadastro, diz-se que é necessário um "registo" (sem o R mesmo). O nosso mouse aqui é "rato" mesmo e um geek por aqui é chamado de "totó".

Para o momento é só.  :)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

curiosidade - idioma romeno

Temos TV a cabo aqui no apartamento e no "menu" disponível estão vários canais de jornalismo de várias partes do mundo. Entre os mais famosos estão a CNN, BBC, Bloomberg, Deutsche Welle. Mas também temos alguns canais diferentes (alguns que eu nunca tinha ouvido falar e outros que nunca tive a oportunidade de assistir mesmo) e entre eles estão: TV Aljazeera, TV Galícia, Cubavisión internacional, Russia 24 e por aí vai.
Um dia, dando uma "zapeada" nesses canais, encontramos um que não sabíamos de onde era, porém ao reparar nas notícias que ficam passando no rodapé, percebemos que entendíamos muita coisa do que estava escrito, apesar de ser uma língua estranha. Depois percebemos que também entendíamos alguma coisa do que estavam falando (só por cima). Na hora dos comerciais e chamadinhas com o nome do canal é que vimos que tratava-se de um canal romeno: TVR International.
Só então é que descobrimos que o idioma romeno tem origem latina, tal como o português.
Pode ser muita ignorância nossa, mas nunca tínhamos pensado que um país da Europa Oriental tivesse uma língua tão próxima à nossa (porque na nossa generalização, tudo soa como "russo", como modo de dizer).

Algumas palavras parecidas: 
- Ano Novo: Anul nou
- Espírito de fraternidade: spirit de fraternitate
- Cor> preto: negru
- Número> 1 (um): unu / 1 milhão: un milion
- Meses> fevereiro: februarie
- Dias da semana> Sábado: sâmbătă

Algumas outras palavras em romeno, como as demais cores, números, meses e dias da semana podem ser vistas aqui e aqui, no Wikilivros. Algumas informações sobre o país Romênia, eu olhei no Wikipedia mesmo.
Dá até vontade aprender pela similaridade, mas ainda estou atrasada para melhorar o inglês (porque esse ainda não dá para parar de estudar) e aprender francês e alemão... então o romeno fica para outra hora (ou outra vida).

domingo, 17 de outubro de 2010

Almoço de domingo

Para nosso almoço de domingo resolvemos aproveitar a facilidade de alguns produtos que não são fáceis de encontrar na nossa cidade ou quando encontramos, o preço é sempre um tanto puxado: queijo curado português, cerveja alemã, limão siciliano (daqueles bem amarelos e bonitos), salmão fresco e vinho da região do Alentejo.
Então o cardápio de hoje contemplava:
Antes do almoço: lascas de queijo curado e cerveja alemã.
Para o almoço: penne ao molho branco com limão siciliano, salmão grelhado e vinho tinto Marquês de Borba (não sei se esse era o vinho que melhor combinava, mas era o que estava disponível no momento, rs).
E de sobremesa, mousse de chocolate. Pronto. Ficamos muito satisfeitos. =)

sábado, 16 de outubro de 2010

Nascer e pôr-do-sol e temperatura por aqui

Os dias por aqui estão com bastante sol, mas nem por isso a temperatura está alta... é claramente perceptível a queda de temperatura com o passar dos dias. A cada dia o sol nasce, pelo menos, 1 minuto mais tarde e vai embora também, pelo menos, 1 minuto mais cedo.
Peguei lá na página do Canal do Tempo essa imagem da previsão da temperatura e horário do nascer e pôr-do-sol.


Próximo ao horário do almoço, mesmo com o sol a pino, a temperatura fica nos 20oC mesmo e o sol esquenta só um pouco (e o índice UV fica por volta de 2, que está no mínimo ainda). Às 16h o sol já não esquenta mais nada e o arzinho frio toma conta.
Ainda não sei como será o inverno por aqui, mas o último foi rigoroso nas médias de Portugal. Fui informada que a temperatura aqui em Porto chega 0oC, porém não é comum nevar.
Apesar do frio daqui não ser dos mais rigorosos da Europa, alguns cuidados são necessários. Eu mesma, que apresento facilmente cianose nas mãos e pés, vou ter que arrumar uma boa luva e caprichar nas meias.
Na FEUP existem aquecedores nos corredores e nas salas de aula, mas o laboratório onde o Érico fica (chamado de Casarão, por ser uma casa antiga) não tem, assim como muitas casas nem sempre tem sistema de aquecimento. O apartamento que estamos mesmo não tem... tem lareira, mas não sistema de aquecimento.
Espero que o frio não seja tão rigoroso este ano e também espero passar bem por este período que se aproxima.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Correção - horário de verão brasileiro e horário português

Corrijo agora um erro que cometi no post anterior sobre a diferença de horário entre Brasil - Portugal.
Está correta a informação de que o horário de verão brasileiro começa na madrugada do próximo sábado para domingo, ficando a diferença entre os fusos de 3h.

Porém (essa informação eu descobri hoje), dia 31 de outubro aqui em Portugal teremos que atrasar os relógios em 1 hora. Aí ficam 2 horas de diferença.
Erro cometido, erro corrigido. :P

Feliz dia dos professores

E hoje é dia do professor! É meu dia também (afinal, sou professora no Brasil).
Por falar nisso, como professora, estou muito orgulhosa. Eu orientei meu primeiro aluno de Iniciação Científica de agosto do ano passado até julho deste ano, sendo que ele foi contemplado com uma bolsa PIBIC/CNPq durante o período.
Quando eu saí do Brasil já sabia que ele tinha conseguido aprovação de um artigo em uma congresso nacional nível A, para apresentação oral. Já tinha ficado muito feliz com isso.
Depois que vim para cá, fizemos reuniões pela internet nos dias anteriores e acertamos os detalhes necessários para a apresentação no congresso.
Ontem foi o dia "D". Ele nunca tinha apresentado e foi direto para esse congresso (e sem minha presença --- o que não sei se é bom ou ruim, rsrs). Mas eu tinha certeza que ele já estava pronto.
Algumas horas depois da apresentação recebi um email dele, contando a experiência e dizendo que foi muito positiva, com bons comentários. Resumindo: ele ficou muito feliz com o resultado.
E com isso, eu fiquei feliz também. São essas pequenas coisas que me deixam com a certeza da minha escolha pela área acadêmica. :)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Horário de verão brasileiro

No próximo final de semana, às 0h de sábado (17) para domingo, começa o horário de verão brasileiro (pelo menos para 3 regiões brasileiras: sul, sudeste e centro-oeste).
No momento a diferença entre Brasil (hora oficial de Brasília) e Portugal é de 4 horas. Com o início do horário de verão essa diferença diminui para 3 horas.
Para mim é bom, porque melhora os horários de comunicação com o pessoal lá no Brasil.
Atualmente a diferença de horário tem mostrado algumas situações inusitadas... eu vejo o pessoal que acorda cedo para caramba e logo as 5h da matina (hora do Brasil) já está conectado no Facebook (que vício) ou aqueles que nem foram dormir nesse horário ainda e estão conectados no MSN, Gtalk ou Facebook também. Também tem aqueles que esquecem o tanto de horas que "estou a frente" e querem conversar quando aqui já passa das 22h (e eu, normalmente, estou com sono ou assistindo a alguma série na TV).
E quando todos (eu e o pessoal no Brasil) estivermos acostumados com as 3 horas de diferença, o horário de verão vai acabar (20 de fevereiro). Assim, na minha volta para casa (26 de fevereiro) terei que lidar com 4 horas de diferença novamente para minha readaptação.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Farmácia e Parafarmácia

Hoje minha enxaqueca resolveu dar "o ar da graça". Fazia algum tempo que a senhora "Migraine" não aparecia.
E pergunta se eu tinha algum remédio na hora? Claro que não... então o Érico teve que sair e buscar um santo Ibuprofeno (que, combinado com uma vitamina que o médico passou no Brasil, resolvem minhas crises de enxaqueca).
Aqui perto de casa tem pelo menos umas 3 farmácias e tem uma placa para um outra loja com a indicação "Parafarmácia".
Desde que chegamos no Porto tínhamos ficados curiosos com esse negócio de "Parafarmácia". Teria realmente alguma diferença?
Hoje o Érico resolveu ir até lá. Pois bem, a atendente explicou que Parafarmácias vendem mais produtos relacionado a área de estética, beleza e saúde e somente alguns medicamentos (só os mais simples e de uso comum, que não precisam de receita). Então esses remédios mais comuns podem ser mais baratos na tal Parafarmácia do que em uma Farmácia. 
Pelo que entendi é porque esses estabelecimentos não precisam de farmacêuticos (e com isso podem ter uma margem de lucro menor para alguns produtos). Achei uma definição de Parafarmácia no Wikipedia. Dá para ver aqui.
Mas em resumo, a caixa do remédio que eu precisava saiu por um preço razoável (um pouco mais barato do que eu costumava pagar no Brasil) e minha enxaqueca deu uma trégua.

domingo, 10 de outubro de 2010

Jogo Portugal x Dinamarca

Esse final de semana estamos tranquilos em casa. Não saímos quase para nada. 
A única exceção fica por conta da última sexta-feira (08.10.2010), dia do show do Rush no Brasil... como não dava para ir mesmo (rs), fomos então ao jogo de Portugal x Dinamarca, no Estádio do Dragão (do FC Porto).
Pela primeira vez na vida eu fui a um estádio de futebol (para os que não me conhecem, eu detesto futebol). Pelo menos minha estréia foi em um estádio bem conceituado aqui na Europa :P
Claro que para marcar minha ida tinha que cair uma baita chuva bem na hora de sair de casa (a chuva mais forte que já deu por aqui desde que chegamos)... para ajudar não é permitido entrar com guarda-chuva no estádio, então tivemos que testar nossas blusas impermeáveis (adquiridas por aqui mesmo). Pelo menos elas estão 100% aprovadas.
Voltando ao assunto do jogo, o estádio é muito bonito realmente, muito bem cuidado e organizado.




São 50.000 e poucos lugares, ao total. Devido ao tempo (ou talvez um pouco da falta de crédito os portugueses na seleção, rs), o jogo não encheu o estádio. Nós ficamos bem perto do campo (o Érico fez questão de um bom lugar para minha estréia, rs).
Os dinamarqueses marcaram sua presença, com uma torcida animada também.




Resultado do final de jogo: 3 x 1 para Portugal
Minha avaliação geral: gostei do estádio, continuo não gostando de futebol e tive a certeza que de o tal Cristiano Ronaldo é tão chatinho e nojento quanto eu já achava e não joga nada (apesar dele ter feito o terceiro gol), ele só enrola, reclama e só faz alguma coisa quando colocam a bola na frente do gol para ele.
No geral, para mim, valeu a experiência. :)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Algumas dicas de Barcelona

Não sou nenhuma "expert" em termos da cidade de Barcelona, mas na breve viagem que fizemos deu para perceber algumas coisas. Seguem:

- eles não falam espanhol e sim catalão (Barcelona é a capital da Catalunya e eles tem muito orgulho do idioma próprio). O catalão até que é bem parecido com o espanhol, mas as vezes dá pra ficar confuso. Qualquer coisa, com gentileza, peçam às pessoas para falar em espanhol ou inglês.

- Os cardápios nem sempre estão em inglês (e nem sempre tem a versão em espanhol também). Então as vezes você vai precisar informação ao garçom.

- a cidade não é tão grande assim. Dá para andar muito a pé, conhecendo vários lugares no mesmo dia.

- se precisar, o transporte público na cidade é muito bom. Se ficar poucos dias na cidade, acredito que a opção do bilhete T10 seja a melhor. Esse bilhete é válido para 10 viagens, podendo ser usado em qualquer tipo de transporte público da cidade e por mais de 1 pessoa. Se for comprar o T10, a zona 1 é mais do que suficiente para conhecer os principais pontos turísticos. Esse blihete custa 7,95 Euros e, depois de validado, o mesmo bilhete vale por 1h15 na zona 1. Só cuidado para não amassá-lo, pois ele pode ficar inválido. Mais informações sobre outros tipos de bilhetes e linhas do metro ou ônibus você pode ver aqui, no site da TMB.

- pelas empresas aéras low cost, pode-se chegar a Barcelona por 2 aeroportos: Girona (a maior parte dos voos da Ryanair é por este aeroporto aqui) ou Barcelona mesmo. Girona fica a 100 e pouco quilômetros de Barcelona, sendo necessário pegar um ônibus e fazer uma viagem de 1h15 até a Estació de Nord. Só 1 empresa, a SAGALES, é que faz esse percurso e o horário dos ônibus é compatível com a chegada dos voos low cost. Você pode ver os horários no site deles. Para quem fica menos de 30 dias por lá, compensa comprar a ida e volta, pois só a ida custa 12,00 euros e a ida-e-volta custa 21,00 euros. Um detalhe é que eles não aceitam cartão para comprar esse bilhete lá no aeroporto de Girona, então deixe um dinheiro separado para comprar assim que você desembarcar. O bilheteria desses ônibus fica do lado de fora do aeroporto.

- O aeroporto de Girona é pequeno e praticamente não tem informação em inglês. Se você não tiver passaporte europeu e for viajar pela Ryanair, não precisa pegar aquela fila imensa do pessoal que está entregando bagagem para carimbar seu bilhete de embarque. Tem um balcão terceirizado ao lado (se eu não estiver enganada o nome da empresa é Lesma), sem filas, só para carimbar o cartão de embarque de não-europeus.

- Agora a Ryanair tem voos diretos para Barcelona também. Então se você for viajar para lá, esse aeroporto é bem mais perto da cidade, você pode comprar o T10 lá mesmo e ir direto para seu hotel.

- Para quem gosta de muitos museus, o Articket Barcelona talvez seja uma boa opção. Custa 22,00 Euros e dá direito a entrada em 7 museus: Centre de Cultura Contemporània de Barcelona - CCCB, Fundació Antoni Tàpies, Fundació Caixa Catalunya- La Pedrera, Fundació Joan Miró, Museu Nacional d'Art de Catalunya- MNAC, Museu d'Art Contemporani de Barcelona - MACBA e Museu Picasso. 
Só alguns detalhes: 
1) como eu já disse no post anterior, o Museu Picasso é gratuito a partir das 15h de todos os domingos e o período todo no primeiro domingo do mês. Tá no site deles, escondidinho em "Free entrance".
2) no CCCB também há horários gratuitos. A informação também está na página deles:Free admission for under-16s, Friends of the CCCB, the unwaged, holders of the Tarjeta Rosa senior citizens’ card or the Generalitat de Catalunya teachers’ card, members of the ICOM and on the first Wednesday of every month, Thursdays from 8 to 10 p.m. and Sundays from 3 to 8 p.m. 
3) De 5 a 14 de outubro (é... ta acontecendo agora mesmo). A entrada da Fundació Antoni Tàpies é de graça também. A notícia ta aqui.
4) A exposição do Mariscal na La Pedrera, de 19 de setembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011, também é de graça. Pode olhar aqui.
5) no MNAC tem entrada gratuita também em algumas datas: Under 16 years old, Over 65 years of age, Teachers with credentials and School or student groups, accompanied by teachers or lecturers previous booking, People accompanying groups, Students with credentials from the corresponding department, carrying out research work, The first Sunday of each month, September 11th and 24th and May 18th, International Day of the Museums. Dá pra ver aqui.

Se eu lembrar de mais alguma dica, depois posto. :)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A capital Barcelona

No último sábado embarcamos para Barcelona, capital da Catalunya. Nossa primeira viagem daquela programação que já falei aqui (se não lembra dá uma olhadinha aqui). Chegamos umas 23 horas no hotel e bem cansados (isso porque chegamos por Girona, que fica a 1 hora de Barcelona, indo de ônibus)... resumo que não tivemos coragem de sair no sábado a noite por lá.
Em compensação no domingo acordamos cedo e já saímos para andar pela cidade.
Aproveitamos para tomar café em uma padaria na Carrer de la marina, que funciona desde 1800 e pouco. A cidade ainda estava dormindo... quase nenhum pessoa ou carro pelas ruas.
A primeira parada foi o Arc de Triomf. Depois lá fomos nós em busca da Plaça Catalunya e descer a  La Rambla. Nessas alturas, a cidade já estava muito bem acordada e a Rambla lotada.

  

Ao chegar à estátua de Cólon (ou Colombo, como conhecemos), de frente para o mar, aproveitamos para fazer um passeio de barco e depois andar pelo litoral, conhecendo a praia de Barceloneta. Ainda tivemos a chance de ver parte de um espetáculo aéreo que estava acontecendo na cidade.

  


A cidade estava cheia, com pessoas de todo lado da europa e do resto do mundo. Para fechar, ainda fomos ao museu Picasso, que no primeiro domingo do mês é de graça (OBS: no primeiro domingo do mês e em todos os domingos a partir das 15h a entrada é gratuita, nos demais dias custa 9 Euros a combinação museu + exposição temporária). A única coisa é que não se pode tirar fotos lá dentro. Depois do museu, ainda deu pra dar umas voltas pelo Born.
Depois do museu, resolvemos voltar a pé para o hotel. Ficamos cansados demais, mas ainda arrumamos ânimo para jantar em um restaurante próximo ao hotel, com direito até a uma taça de cava no final (cava é o equivalente ao champagne, porém é produzido somente na espanha).
Na segunda-feira lá fomos nós andar pela cidade novamente. Primeiro fomos ver a Sagrada Família, a famosa obra inacabada de Gaudí. E seguimos para o Passeig de Grácia (seria mais ou menos a rua equivalente à Champs Elyseé em Paris), onde ficam as lojas de marcas famosas. Mas também ficam por lá a Casa Milá ou La pedrera e a Casa Batlló (além de outros lugares).



Depois continuamos, mas dessa vez resolvemos usar um pouco o metrô. Fomos ao Montjuic, onde fica o estádio e o parque olímpico das olimpíadas de 1992. Lá também estão a Fundação Miró e o Museu Nacional de Arte Calaluña. E descendo as escadarias desse museu, está Fonte Mágica (que estava passando por algum tipo de reforma ou restauração... nem deu pra tirar foto). E ainda deu tempo de ir até a "La boqueria", para comer alguma coisa (OBS 2: Esse mercado é bem legal e tem muita coisa, principalmente de frutos do mar, mas eu acho o Mercadão de São Paulo, mais estiloso e, principalmente, com ótimas opções de comidas, principalmente no mezanino).


 


A tarde foi mais tranquila, conhecendo a catedral da cidade, andando pelas ruas do bairro gótico, enquanto as pernas permitiam. Depois disso, voltamos para o hotel e só saímos para jantar mesmo.
No nosso último dia em Barcelona, na terça-feira (feriado em Portugal), aproveitamos para ficarmos um pouco mais tranquilos do que nos outros 2 dias. Fomos ao Parc de la Ciutadella (pertinho do hotel que ficamos) e ao Parc Güell, onde estão os famosos mosaicos de Gaudí.
Depois almoçamos a beira-mar, descansamos por lá, olhando pro mar... voltamos para o hotel e saímos a noite para jantar. Demos sorte de encontrar um bar/restaurante muito estiloso perto do hotel: Sonora Sport Tavern.


  

E depois de tudo isso, só nos restou levantar as 2:45 da manhã e pegar o ônibus as 3:45 para o aeroporto de Girona e voltar para o Porto (voos low cost tem dessas coisas ruins... enfim), mas valeu a pena.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

De volta - recepção da U.Porto para os alunos de mobilidade

Estamos de volta e volto a escrever aqui. Temos algumas coisas para compartilhar.  =)
Na última sexta-feira tivemos a recepção oficial da U.Porto para todos alunos de mobilidade.
Foi bem legal participar e presenciar o evento. Primeiramente fomos recepcionados em um salão para uma breve sessão de "blá-blá-blá" (só modo de dizer, porque foram simpáticos demais).
Todos os países participantes foram anunciados e a cada nome era uma festa. A maior parte dos estudantes era da graduação, então imaginem a bagunça.
Só um detalhe diferente, quando foi anunciado "Estados Unidos" ouvimos muitas vaias e os organizadores tiveram que pedir mais respeito. Isso só mostra o tanto que esse país é "querido" na Europa...

Dentro do salão de recepção

Depois de toda a apresentação fomos convidados a compartilhar o chamado "Porto de honra". 
E lá no meio de tantos estudantes reconhecemos umas camisetas amarelas e pretas... nossas velhas conhecidas do CAASO (Centro Acadêmico Armando Sales de Oliveira, de todos os estudantes da USP-São Carlos).
Encontramos com dois estudantes da graduação da Engenharia de Produção- Raquel e Bruno, que estão lá para um período de 6 meses também.

Em resumo, foi bem legal ter participado dessa recepção e de ter encontrado conterrâneos da nossa faculdade.

Raquel, Érico, eu e Bruno para o "Porto de honra" na U.Porto

sábado, 2 de outubro de 2010