sábado, 18 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Amanhã cedinho nós embarcamos para Madri e ficaremos longe do Porto até dia 2 de janeiro.
Então não sei se conseguirei postar mais alguma coisa até o próximo ano.
Por isso então aproveito para deixar uma mensagem de final de ano. Aliás, é uma mensagem que serve para qualquer época do ano, mas que acho tão bonita e até já mandei para meus primos, com votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Receita de Paz

Ora com mais confiança em Deus.

Trabalha um tanto mais.

Serve com mais alegria.

Age mais caridosamente.

Desculpa as faltas alheias com mais compaixão pelos ofensores.

Usa mais calma, particularmente nas horas difíceis.

Tolera, com mais paciência, as situações desagradáveis.

Coloca mais gentileza no trato pessoal.

Emprega mais serenidade na travessia de qualquer provação.

E, assim, com a benção de Deus, encontrarás mais segurança e paz, nas estradas do tempo, garantindo-te o êxito preciso nos deveres de cada dia, a caminho da vida maior.

Autor: Emmanuel
Psicografia de Chico Xavier

Final de ano

As coisas aqui estão corridas, mas entre a arrumação de mala e escrita da qualificação deu para fazer esse post.
Como eu já tinha dito alguns dias atrás, vários eventos de final de ano andam acontecendo pela cidade.
Semana passada nós conferimos o desfile de "pais Natal" e ontem fomos na Casa da Música, assistir o espetáculo "Fantasia de Natal", na famosa sala Suggia (lê-se Sugía). Realmente a acústica da sala é o que dizem: perfeita.
As músicas tocadas foram da animação Fantasia, de Walt Disney, tendo como principal referência (para aqueles que não assistiram a essa maravilhosa animação ou não se lembram) a "Suíte Quebra-Nozes", de  Tchaikovsky e o "Aprendiz de Feiticeiro", de Paul Dukas.

Enquanto as músicas eram executas pela Orquestra Sinfônica do Porto, regida pelo maestro inglês Neil Thomson, animações realizadas por alunos de várias instituições portuguesas acompanhavam ao fundo, ao ritmo da música. Um belo espetáculo de 2 horas.
Depois ainda fomos comemorar o aniversário de uma de nossas novas amizades em um barzinho, ao som de boa música brasileira.
Uma ótima noite!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desfile de "Pais Natal" no Porto

Aconteceu no último domingo o desfile de "Pais Natal" aqui no Porto (dá pra dizer que essa notícia é velha, mas fazer o quê... to sem tempo de postar).
Nós fomos conferir de perto o evento, lá na Avenida dos Aliados. E tinha muita gente mesmo... e demorou para o evento começar. Os pais é que tiveram que dar conta da ansiedade e do cansaço das crianças antes do desfile.
Nós demos sorte e conseguimos sentar em um café.




Mas depois que o desfile começou foi muito legal. Teve de tudo um pouco, máquina de neve artificial (é espuma na verdade, rsrsrs), boneco de neve... e papais noéis de vários tipos...desde perna de pau até em motos esportivas.





Segundo o site "Natal D'ouro", foi batido mais um recorde, foram 14.963 papais noéis. É muita gente, não é?
Depois do fim do desfile ainda teve um show na Praça da Liberdade, mas estava cheio demais, temperatura baixa... então descemos para a Ribeira comer alguma coisa e tomar um vinho. Ótimo programa para um domingo.
Agora estamos na correria com nossos trabalhos essa semana e também com os preparativos da nossa viagem de final de ano. Domingo embarcamos rumo a Madri, depois para Roma e de lá para Atenas. :) 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pastel no Porto (e não me refiro aos doces que são chamados de pastéis aqui)

Aqui no Porto tem pastel! Quase 100% brasileiro.
Encontramos um lugar que quase parece uma lanchonete brasileira e eles tem pastéis de carne, de queijo e de camarão. Deve um dos únicos lugares do Porto (se não for o único). Além de sucos de várias frutas naturais, coxinha e outras coisas.
Ontem aconteceu o "Desfile dos Pais-Natal" (vou fazer um post ainda sobre o assunto) e antes disso eu e o Érico resolvemos conferir o tal pastel (que eu achei por acaso, em uma vitrine, indo a pé para a Reitoria da U.Porto).
O lugar chama "Pastelaria Itaipu" e fica na Pç. Guilherme G Fernandes, número 50, bem pertinho da praça "Fonte dos Leões", onde é a Reitoria da U.Porto.
Resolvemos pedir 1 pastel de queijo e 1 de carne para cada um. Porém na primeira mordida já descobrimos que a massas deles não é bem a massa de pastel que conhecemos... é de fabricação própria deles, mas é bem sequinha como a nossa.
O pastel de queijo é feito com algum tipo de queijo local, mais parecido com algum tipo de queijo fresco, um pouco cremoso e orégano. Não é igual ao brasileiro, mas - como dizem aqui - "sabe" bem (quer dizer, tem gosto bom).
Já o pastel de carne é um tanto diferente do nosso. É feito com carne moída também, mas temperada de forma bem diferente, com pimentão (que eles usam muito em quase todos os temperos), é uma mistura bem molhada e tem muita cebola picada (mas muita mesmo).
O de camarão eu não experimentei, mas minha amiga comeu no sábado e disse que não aprovou.
Depois dos pastéis o Érico pediu uma coxinha. E o a maior diferença foi o sabor da massa mesmo... um tanto adocicada. O recheio estava bom.
Mesmo não sendo igual, deu para matar um pouco da vontade de pastel... porque para passar 100% da vontade só a hora que chegar no Brasil mesmo, rsrsrsrs.
Minha amiga informou que o dono viveu no Brasil por uns 30 anos e resolveu trazer as receitas pra cá.
Além dos pastéis e coxinha, eles também fazer empadinhas e brigadeiro. Ontem eu não vi esses dois e não sei a dizer a periodicidade dessas guloseimas.
Mas os pastéis saem quentinhos, todos os dias, na hora do almoço. 
Depois são só servidos frios mesmo.
Quem quiser experimentar, fica a dica.
----
Onde:
Pastelaria Itaipu
Pç. Guilherme G Fernandes,  50 - Porto/Portugal
O que faz:
sucos naturais, pastéis (quase brasileiros), coxinha, empadinha e brigadeiro

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Natal chegando

Já estamos quase no meio de dezembro. No Brasil muita gente está em ritmo de férias. Aqui na Europa não é comum férias nessa época do ano. Só um breve recesso entre o Natal e Ano Novo. Na FEUP as atividades vão até dia 18 e são retomadas em 3 de janeiro.
Mas como em qualquer lugar do mundo, os eventos natalinos tomam conta da cidade. E aqui no Porto é tradição um desfile de "Papais noéis"...ops... "Pais Natal" (aqui Papai Noel é chamado de Pai Natal). Inclusive é uma tradição de recorde mundial, pelo número de participantes.
O desfile deste ano acontece no próximo domingo, dia 12, na parte da tarde (não achei o horário certinho da saída do desfile). Depois do desfile haverá um concerto de Natal, na praça da Liberdade. Mais informações podem ser encontradas aqui: http://www.nataldouro.com/



Para quem gosta de música clássica, a Casa da Música está com vários programas ótimos. Eu, particularmente, quero ver a "Fantasia de Natal", no final da próxima semana. Se tudo der certo, vai ser a minha estréia na famosa Sala Suggia (a sala de concertos com a melhor acústica do mundo).
E para quem gosta de "feirinhas de Natal", ainda tem a Artesanatus, que está acontecendo na Praça D. João I, até dia 23/12. Informações aqui.



Quem estiver aqui pelo Porto pode aproveitar algumas das opções da época natalina.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mudanças e metas

Foto original do Musée Rodin


Eu ando recebendo várias novidades dos amigos no Brasil, entre elas a notícia de que uma de minhas grandes amigas passou em um concurso em um instituto federal e vai mudar para o Paraná. Eu fique muitissimo feliz por ela, já que normalmente o "destino" de quem faz doutorado é prestar concurso para instituições de ensino mesmo (e passar como ela passou). Agora duas das minhas melhores amigas de São Carlos (com as quais eu dividi um apartamento por 1 ano), são docentes federais.
Recebi também notícias de "aumento de família" de dois casais muito queridos e, por coincidência, os bebês vão nascer num período muito próximo.
Apesar de estar muito feliz com as notícias, comecei a pensar em muita coisa ao mesmo tempo. Aí eu entrei em crise e eu acreditava que são vários os motivos:
- as coisas vão estar diferentes quando eu voltar, sem a "dupla imbatível" de amigas lá em São Carlos. Uma delas já estava morando longe... agora a outra vai também... e cada uma das "Muchachas" vai estar em um estado diferente.
- preocupação com quando vamos conseguir estar estabilizados em um emprego
- preocupação com quando vamos poder ter filhos... e para mim, essa preocupação está diretamente relacionada com a anterior
Uma crise do tipo ""não fiz nada ainda na vida". Por coincidência agora de manhã vi uma reportagem no UOL exatamente sobre o assunto.
Como eu não estou com muito tempo para me deixar ficar em crise, resolvi conferir a lista de coisas que gostaria de realizar na minha vida e percebi que realizei muitas delas:
- ter independência financeira (claro que não estou satisfeita, mas tenho minha independência)
- fazer pós-graduação (mestrado concluído e indo para o final do doutorado)
- sentir realizada profissionalmente (dar aulas e fazer pesquisa me deixam realizadas, apesar das dores de cabeça de vez em quando. Já dei aulas na graduação, pós-graduação e extensão para comunidade... gosto de todas)
- conhecer Paris (isso eu fiz e muito bem feito!)
- visitar o British Museum (era um sonho desde criança ir até lá pela fixação que eu tenho com coisas egípcias. Em fevereiro do ano que vem vou de novo)
- morar pelo menos 6 meses fora do Brasil
Não fazia parte das minhas realizações casar, mas como o companheiro certo isso passa a fazer parte do meu sentimento de realizada. :)
Essas são as realizações mais importantes, nem dá para ficar listando aqui as menores.
Ainda faltam algumas coisas como ter um filho, pra completar a tríade "plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho".
Mas já vi que com várias dessas realizações cumpridas, eu posso sair da minha "crise" e até atualizar minha lista, almejar outras coisas.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Frio

Como dizem por aqui, uma vaga de frio assola a Europa. E é facil de encontrar fotos sobre o assunto em todos os jornais do mundo.
Aqui em Portugal faz frio também. Não como na Alemanha, na França ou Inglaterra, mas faz frio. Na região de Bragança e Vila Real já está nevando.
Aqui em Porto a temperatura tem ficado por volta de +5oC, com algumas pequenas variações durante o dia. Hoje quanto acordei fazia 1oC.


Mas o que é mais estranho da situação do clima frio é que as casas aqui não são bem preparadas como no resto da Europa... tudo bem que o clima aqui é mais ameno que nos outros países, mas faz frio.
A maior parte das casas não tem aquecimento central. Então o povo fica se desdobrando como pode para se manter quente dentro de casa.

No apartamento que moramos não tem nenhum tipo de aquecimento nos cômodos. Só na sala tem lareira, mas esquenta só um pouco... e é incomodo tem que ficar arrumando lenha e colocando fogo (isso porque sou totalmente contra ficar queimando qualquer tipo de coisa, mas para me manter quente sou obrigada a aceitar).
Por isso, se você vier a Portugal na época do frio, verifique se o lugar onde você vai ficar tem algum tipo de aquecimento, senão será necessário investir em um aquecedor (desses elétricos ou  a óleo) e bons cobertores (ah, detalhe... é difícil encontrar por aqui aqueles edredons super fofinhos e bem quentes, muito comuns no resto da Europa).