quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Roma

Continuando a nossa saga da viagem de fim de ano, a segunda parada foi em Roma. Chegamos por lá dia 23 de dezembro ao final do dia, porque nosso voo de Madri para Roma atrasou para sair... nada de muito atraso, mas perdemos boa parte do dia. E em Roma há muita coisa para se ver, principalmente fontes e praças (ou piazzas como são chamadas lá).
Mas o que não dá pra deixar de visitar mesmo (pelo menos) é o "Coliseu/Fórum/Palatino" (coloquei tudo junto porque é  um ingresso só para os 3 lugares), Fontana de Trevi, Piazza Navona, Piazza Spagna e a "Praça de São Pedro/Basílica" no Vaticano.
Mas é até pecado só falar desses lugares, sendo que existem muitos outros lugares bonitos por lá.
Em Roma existe o "Roma Pass", que custa 25 Euros e dá direito a entrada em dois museus/lugares de graça (os 2 primeiros que você visitar), 3 dias de transporte gratuito e desconto nos demais museus.
Eu recomendo usar as duas entradas gratuitas no Coliseu/Forum/Palatino e na Galeria Borghese ou Museu Capitolino (colocou "ou" aqui porque se você prefere obras dos grandes mestres da pintura vá para a Galeria Borghese - e não se esqueça da marcação antecipada, mas se você prefere objetos de arte mais relacionados à Roma Antiga, vá ao Capitolino - é lá que está "A Loba").
Outra dica é começar a usar o Roma Pass no transporte logo pela manhã (do dia que você quiser, pois não está vinculado ao uso nos museus), para aproveitar os 3 dias inteiros de transporte. E dá para usar tanto o metrô quanto os ônibus. Tem muita dica sobre essas coisas no blog Viaje na Viagem, do Ricardo Freire. Para ver as dicas dele, clique aqui.


O tempo lá não estava muito legal quando chegamos, com uma chuvinha chata, dessas fininhas e constantes... e ficou assim na véspera de Natal. Ainda assim fomos assistir a Missa do Galo, lá do lado de fora da Basílica, na Praça de S. Pedro.
Eu, particularmente, achei que estaria bem cheio, mas que nada... a chuva e o frio espantaram as pessoas.
Quando chegamos havia uma fila enorme que só depois vimos que era pra entrar na Basílica e assistir a missa lá dentro (mas isso só para quem tinha convite). Nós ficamos sentados lá fora o tempo todo (tinha um espaço bem na frente da basílica com muitas cadeiras para as pessoas assistirem a missa nos telões). Valeu a experiência.
Ainda lá em Roma visitamos muitas coisas... deixa eu ver se consigo fazer uma lista rápida aqui:
- Piazza da Republica
- Piazza Navona (que estava com uma feira de Natal linda)
- Piazza Spagna
- Piazza del Popolo
- Fontana de Trevi
- Panteon
- Monumento a Vittorio Emanuele II
- Coliseu/Palatino/Fórum Romano
- Museu Capitolino
- Região de Trastevere
- Castelo de Santo Ãngelo
- Praça de S. Pedro e Basílica
- Museu do Vaticano (que é muito grande e eu acho que compensa visitar, apesar do preço bem mais pesado do que a média do valor dos outros museus)
- algumas outras basílicas e igrejas, que nem dá pra ficar listando todas aqui, rsrs.
Não conseguimos ir na Galeria Borghese por causa da confusão de horários devido ao feriado de Natal... enfim... fica para a próxima.


Tudo isso, além do roteiro gastronômico, é claro. Come-se muito bem por lá.
Soma-se tudo isso a algumas outras coisas: O italiano é uma língua "amiga" aos nossos ouvidos, as pessoas são simpáticas e é sempre muito engraçado ver os italianos discutindo alguma coisa.
Dá pra dizer que Roma é uma cidade altamente recomendável.


Seguem algumas das fotos que tiramos por lá.


 na noite da Missa do Galo, já na praça de S. Pedro

 
 Nas escadarias da Piazza Spagna e a Fontana de Trevi (pela foto nunca dá para ter noção do tamanho dessa fonte... é muito grande)

 
Monumento a Vittorio Emanuele II e o grande Coliseu


  
Vista da área da Roma Antiga (Fórum Romano) e nós :)


 
 "A Loba" e as escadarias para o Museu Capitolino

 
Na área externa do Museu do Vaticano e a "Pietá" dentro da Basílica de São Pedro.

Um comentário: