quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Atenas

Da viagem de final de ano ficou faltando eu falar de Atenas. Eu tinha muita vontade de conhecer essa cidade, afinal é ela é considerada o berço do conhecimento e cultura.
Conhecer o Partenon na Acrópolis é uma experiência incrível, assim como visitar os outros sítios arqueológicos da cidade, como Ágora Antiga e o Templo de Zeus. O museu da Acrópolis também vale a pena. Aqui eu já deixo a seguinte dica: compre o bilhete que dá direito de visitar o conjunto de sítios arqueológicos na entrada de qualquer um dos sítios, por exemplo na "Biblioteca de Hadrian", bem ao lado do metrô Monastiraki.  Mas esse bilhete não dá direito de acesso ao Museu da Acrópolis, que custa 5 euros/pessoa.
Visite os sítios históricos até as 14h, pois um pouco antes das 15h você será avisado que o local vai fechar (leia-se "expulso" do lugar... não sei no verão, mas no inverno é esse o horário).
A região dos bairros de Plaka, Monastiraki e Thission é a principal área dos turistas, não esquecendo também da praça Syntagma (lê-se Síndagma, com D mesmo), onde ficam os melhores hotéis. Subindo as escadarias dessa praça fica o Parlamento Grego, com o monumento ao Soldado Desconhecido, onde ocorre a famosa troca da guarda.
Há um Flea Market ao lado do metrô de Monastiraki sensacional. Os preços são bons, os vendedores simpáticos e falam sempre inglês/italiano muito bem com os turistas (na sua grande maioria italianos).
Também há muitas tabernas com comidas típicas como o Souvlaki, Moussaka e o iogurte com mel. Detalhe para os garçons sempre muito simpáticos com todos.
Vale destacar também o metrô de Atenas, com estações novinhas e tudo muito limpo.
Mas infelizmente também há outras coisas para se contar de Atenas... é que sempre que lemos sobre cidades turísticas o pessoal só conta das coisas bonitas... talvez eu cometa um pecado (ou vários) contando do lado feio de Atenas, mas lá vai...
Atenas não é mais a cidade da cultura e do conhecimento como no passado. Ela se transformou... com o passar dos anos ela parece mais uma cidade turca/paquistanesa, com muitos imigrantes (e a maioria ilegal e o governo grego quer até construir um muro na fronteira com a Turquia), perdendo muito da identidade grega. Não há grandes livrarias (aliás não há livrarias praticamente...), não há nada muito relacionado ao teatro e outras formas de expressão, com exceção dos museus e dos sítios arqueológicos.
O trânsito é um caos, as pessoas não respeitam nenhum semáforos, faixas de pedestres... em várias ruas é possível comparar a arquitetura e os habitantes locais com algumas áreas do centro velho de SP e a cracolândia...
Há muito comércio na rua... assim como cães por todos os lados, perambulando (e faço referência a cães do tamanho de um pastor alemão)... 
percebe-se nitidamente a crise do país nas ruas... fomos alertados por um vendedor para tomar cuidado com a carteira... vimos traficantes vendendo drogas livremente nas imediações do hotel que ficamos... 
Tudo os lugares relacionados com as Olimpíadas de 2004 estão abandonados praticamente... uma pena.
Então se você planeja uma viagem a Atenas, eu faço a sugestão de ficar por lá 3 dias no máximo (dá tempo de ver as principais áreas da cidade) e visite as ilhas gregas, pois a cor da água é impressionante, além da vegetação mediterrânea que eu acho muito bonita.


Algumas das fotos que tiramos por lá.







uma das comidas típicas: Souvlaki





impressionante cor da água no litoral de Atenas

Um comentário: