sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para as leitoras - sobre onde morar e pessoas com necessidades especiais

Esse post eu fiz para a Mila do Mundo de Possibilidades e a Márcia do Entre outras coisas, mas também os outros leitores podem aproveitar alguma informação.
Primeiro eu falo para Márcia, que perguntou sobre como os portugueses tratam as pessoas com necessidades especiais (o interesse dela é em especial para surdos).
Pensei sobre o assunto e percebi que não encontrei ninguém com deficiência auditiva aqui... que coisa... eu vi várias pessoas com deficiência visual, porque aqui bem pertinho do apartamento que moramos tem um  Centro de Reabilitação, então sempre passam aqui na rua crianças e adultos, com suas bengalinhas e cão-guia (lindos!).
O povo pelo menos é sempre bem educado com eles, cedem o lugar no ônibus, dão informação sobre o horário dos próximos ônibus nas paragens, dão passagem na calçada e ajudam a atravessar a rua.
Mas fora isso eu não vi mais nada... =(
Aí eu procurei algo na internet e descobri que existe uma associação de surdos do Porto: http://d91601.tinf28.tuganet.info/
Também achei um blog sobre a Língua Gestual Portuguesa: http://lingua-gestual-portuguesa.blogspot.com/
Aí, a pessoa aqui, totalmente ignorante no assunto, pergunta: a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) é muito diferente da Língua Gestual Portuguesa?
Márcia, eu peço desculpas, mas não consegui encontrar nenhuma outra informação ou sobre como os portugueses tratam as pessoas com necessidades especiais.


Agora para a Mila, que acabou de ser aprovada para o Mestrado na Universidade Católica (campus da Foz). Primeiro: PARABÉNS!
Queridona, o campus da Foz da Universidade Católica fica num lugar muito bonito (a Foz é bonita por natureza), mas também é um dos lugares mais caros da cidade para se morar.

Ainda passei lá na frente da UC ontem mesmo, a caminho do apto da minha amiga carioca, que acabou de mudar para a Rua de Gondarém (um lugar linnnnnndo e chique), mas ela conseguiu alugar um T0 (apartamento tipo stúdio) por um preço legal, com muita barganha e acordo, rsrsrsrsrs.
Sobre onde morar, eu diria para você que estudando na Foz, não compensa morar tão longe da faculdade (claro que eu sei que a opção sempre depende do $ que temos disponível). Eu digo isso porque o trânsito/transporte diário pode ser um incômodo... o Érico estuda longe do nosso apartamento que fica na Areosa. Então todo dia ele perde pelo menos 1hora para ir e 1hora para voltar, deslocando até o Campo Alegre, onde fica a FLUP, tendo que pegar 2 ônibus e um trânsito infernal no final da tarde (devido as ruas muito estreitas e cheias de carros e ônibus). E vamos e venhamos, perder 2horas no trânsito, todos os dias, em uma cidade do tamanho de Porto dá pra dizer que é ridículo.
No centro da cidade existem opções com preços razoáveis, mas nem sempre os  apartamentos são bons (muuuuuuuito velhos).
Dá para você tentar ver algo mais para o lado de Matosinhos ou até em Vila de Nova Gaia (do outro lado do rio Douro), onde os imóveis costumam ser mais baratos.
Para você ter idéia do transporte que vai precisar (e vai ser ônibus com certeza, porque não tem metrô lá na Foz), dá para usar o site do Itinerarium e ele indica quais os melhores ônibus/metrô que você deve pegar.
E eu fico à disposição para mais informações e espero que seja de alguma valia para vocês.

2 comentários:

  1. Camila, em primeiro lugar muito obrigada pelas dicas!!Em segundo lugar, respondendo a tua pergunta, não, a Língua Gestual Portuguesa não é igual a Língua Brasileira de Sinais.Embora as Línguas de Sinais tenham como origem a Língua de Sinais Francesa tal e qual nas línguas orais elas apresentam diferenças.Para que compreendas um pouco, vou citar um exemplo bem simples: aqui em Pelotas temos um sinal especifico para designar a figura materna enquanto em Portugal provavelmente eles utilizam um outro sinal quando se referem às mães.Não sei se consegui te ajudar a entender.No geral quando encontramos um surdo de um outro país a comunicação flui, até porque estamos falando uma língua que antes de mais nada é visu-gestual,deste modo com o tempo conseguimos atribuir significado aos gestos/sinais.E mais uma informação: sou um caso atípico de deficiente auditiva,nasci ouvinte e fiquei surda há poucos meses, por esta razão consigo me comunicar através da Língua Portuguesa,o que, infelizmente,não acontece com a maioria dos surdos, pelo menos aqui no Brasil.Bom, mais uma vez, muito obrigada!E qualquer dúvida é só perguntar! Um abraço! Márcia Duarte

    ResponderExcluir
  2. Uma página que também pode ajudar é o zizabi.com.

    ResponderExcluir