sexta-feira, 25 de junho de 2010

Entrevista do visto

Cá estou a escrever novamente, agora passando um pouco mais de tempo em casa, tentando recuperar minha saúde (crise meio séria de sinusite com 14 dias de tratamento com antibióticos).
Na última quarta-feira, como eu disse no post anterior, eu e meu marido fomos à São Paulo, no Consulado Geral de Portugal,  fazer a entrevista para obtenção do visto.
Antes da entrevista em si, tínhamos que ir à um cartório de notas em SP, para autenticar o certidão de antecedentes criminais emitida pela internet do meu marido (coisa que descobri ser impossível de fazer no interior do estado de SP - falei um pouco dos documentos em um post anterior).
Durante a semana eu já tinha perdido um tempo "caçando" um cartório na cidade de SP que fizesse esse serviço. Encontrei um em Pinheiros, que fica relativamente perto do Consulado, situado nos Jardins.
No tal cartório, a atendente emitiu uma nova certidão de antecedentes pela internet (se você também precisar emitir uma certidão, clique aqui) e validou (se você precisar validar uma certidão, clique aqui), tudo pela página da Polícia Federal. Sinceramente, eu não entendi porque ela não podia somente validar a certidão que já estava emitida.
Com a certidão autenticada, fomos felizes e confiantes ao Consulado, Chegar até lá até que foi fácil. Nossa entrevista estava agendada para às 11h30 e chegamos com 10min de antecedência. 
Fomos encaminhados à uma sala de espera pelo segurança da portaria. Nessa sala de espera não havia nenhuma secretária ou pessoa que orientasse alguma coisa... sentamos ali, com as demais pessoas e ficamos sem saber se tínhamos que fazer alguma coisa. Depois de mais de 10min ali, sem ninguém do consulado aparecer até então, uma das 3 portas que davam para essa sala de espera abriu e os os funcionários começaram a chamar algumas pessoas que chegaram antes.
Nossa entrevista começou mesmo depois das 12h. Primeiro eu fui atendida e tudo correu de forma muito simples (apesar do funcionário não ter nenhuma simpatia em sua feição, ele também não foi rude... eu compararia até ao modo francês: blasé).
Depois foi a vez de meu marido. E a história da certidão de antecedentes volta a nos atormentar: a tal autenticação que fizemos não foi aceita pelo Consulado. O funcionário deu um modelo do para meu marido e disse que havia um cartório na Sé que faria a tal autenticação aceita (na verdade é a única aceita pelo Consulado).

Fica aqui registrada a minha indignação: o consulado queria IMPRESSO na parte de trás da certidão a mesma coisa que estava escrito no CARIMBO da autenticação anterior, a única diferença é que no impresso constava o endereço do site da Polícia Federal. Só.
No carimbo dizia: "extraído do endereço eletrônico constante no documento".
No impresso era: "por meio de endereço eletrônico http://www.dpf.gov.br".

Então deixo claro aqui, para quem mais precisar autenticar um documento desse para o Consulado de Portugal em São Paulo, procurem direto um Tabelionato de Notas, pertinho da igreja da Sé (se alguém precisar do nome e endereço certinho do Tabelionato, podem me pedir).
O modelo é o seguinte: a frente do documento deve ser a certidão de antecedentes e na parte posterior devem constar os seguintes dizeres:

"O xx Tabelião de Notas de São Paulo autentica esta cópia em papel de um documento disponível no sítio que se apresenta MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, por meio do endereço eletrônico http://www.dpf.gov.br - esta conforme o documento acessado e verificado - dou fé. São Paulo, xx de xxxx de xxxx. - Este ato para sua validade contém o selo de autenticidade."

Depois da saga para conseguir essa tal autenticação correu tudo bem. Agora temos que esperar o retorno do Consulado para retirarmos nossos vistos.

4 comentários:

  1. Tenho uma duvida! assim como o seu atestado de antecedentes, o meu tambem teve que ser emitido na DPF pois eu nao consegui emitir pela internet.
    Nesse caso, em que cartorio voce levou para ser autenticado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver polícia federal pede direto aí em 2 dias Qdo for retirar pergunta pra funcionária da polícia federal onde fica o cartório pra reconhecer a assinatura do funcionário q emitiu

      Excluir
  2. Fabio, se você teve que tirar seu atestado direto na PF, então você tem que autenticar em algum cartório onde o cara que assinou seu atestado tem firma aberta. Para saber o cartório certinho, só perguntando direto no setor da PF onde você pegou seu atestado mesmo.
    Eu tirei o meu na PF de Araraquara e fiz a autenticação em Araraquara mesmo.
    Abs
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, eu preciso desse atestado e gostaria de saber o nome e endereço do Tabelionato, para não correr o risco de acontecer a mesma coisa.
    E outra duvida eles pedem "Comprovativo da existência de meios de subsistência em Portugal", o que seria esse documento?
    Obrigada

    ResponderExcluir