terça-feira, 8 de junho de 2010

Procurando um "lar"

Acredito que logo depois que você conseguir sua tão sonhada oportunidade de mobilidade, você terá que procurar um lugarzinho para ficar no seu "novo" país... e muitas vezes isso tem que acontecer antes de você sair do Brasil.
E como é que você vai saber onde é bom e onde não é? O que é barato e o que não é?
Aí colega, sua escolha vai depender de quanto tempo você tem disponível para ir atrás desse assunto (mas também depende do quanto você vai querer gastar por mês).

Primeiro, nada como uma boa busca no Google para verificar sobre o custo de vida da cidade que você escolheu. OBS: na verdade você teria que ver isso antes de conseguir o intercâmbio, mas caso não tenho feito ainda, use aquelas horinhas que (praticamente) todos nós costumamos ficar procrastinando na web (faça esse tempo valer a pena).
Eu já tinha idéia, mas foi nessa primeira busca que tive certeza que Portugal, particularmente, é um dos países com o custo de vida mais baixo da Europa (e assim minha bolsa vai render um pouco mais por mês).

Depois de ter as informações básicas da cidade é hora de ir atrás de um local (casa, apto ou simplesmente um quarto).
Se você vai sozinho e não está querendo alugar nada, verifique se há opção de alguma residência estudantil. Algumas universidades oferecem vagas em suas residências universitárias, mas são concorridíssimas (na Universidade do Porto eles até mandaram email antes avisando que não havia vaga, antes de qualquer pergunta).
Existem também as residências universitárias particulares, como é o caso da SPRU, em Portugal.

Algumas pessoas viajam em grupos e nesses casos talvez seja melhor alugar um apartamento ou casa mesmo, rachando as despesas. Mas cada país pode oferecer mais ou menos dificuldades para alugar algo.

Outros preferem dividir um apto ou casa com pessoas de outros países. E acredito que a experiência deve ser boa (mesmo que a convivência não seja tão fácil em alguns casos).

Mas no meu caso, particularmente, como meu marido vai viajar junto comigo, eu precisava de algo mais legalzinho, pelo menos um quartinho e um banheiro para a gente.
Foi aí que eu descobri na web um site com um serviço que me ajudou muito: o EasyQuarto (serviço FREE, aproveite). Esse site oferece anúncios de casas, apartamentos e quartos para alugar e dividir.
E tem para vários países, é só você trocar o país que você está buscando. (OBS. 1. Você só consegue visualizar as ofertas depois que você se cadastrar. 2. O cadastro só vale para o país que você está procurando. Se mudar de país tem que fazer outro cadastro)
Foi nesse site que eu encontrei uma suíte bem legal, que atendia minhas necessidades e por um preço adequado.
Eu acabei dando sorte por 2 motivos:
1. o proprietário do apto está no Brasil, então consegui conversar diretamente com ele;
2. na época em que eu estava tratando com o proprietário do apto, meu marido estava indo para Portugal para participar de um congresso, então ele conseguiu visitar o local, junto com o pai do locatário (e constatar que tudo o que foi anunciado era realmente verdade)

Sei que a maioria das pessoas não vai dar essa sorte (foi pura coincidência para mim), mas isso serviu para mostrar que a pessoa não estava anunciando mais do que a realidade.
Mas o site também oferece ferramenta para denunciar qualquer perfil não-idôneo ou anúncios que já estejam vencidos (gostei dessas opções).

Conclusão: acertei meu "canto" lá no Porto. Já tenho endereço em Portugal. Porém (e sempre tem um porém) não sabemos ainda com quem vamos dividir o apto, que tem mais um quarto. Rezo para que seja uma pessoa legal pelo menos, rs.

Se alguém tiver sugestões de outros serviços relacionados a moradia, por favor, compartilhe conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário