segunda-feira, 26 de julho de 2010

Oportunidades abertas

Olá pessoal,


como recebo os emails de divulgação de vagas de intercâmbio pela USP, resolvi encaminhar por aqui também. Seguem abaixo:


1) Graduação para a Universidad Autonoma de Madrid
*Estão abertas, até o dia 09 de agosto, inscrições para candidaturas à bolsas de graduação para estudo na Espanha. Podem se candidatar alunos de graduação que tenham no mínimo dois semestres completos, bom desempenho acadêmico e proeficiência em lingua espanhola. A pré-seleção ocorre na sede da CCInt no dia 12 de agosto e o resultado será divulgado no dia 20 do mesmo mês. Consulte as bolsas oferecidas e os documentos necessários no edital <http://www.usp.br/ccint/editaluniversidadautonomademadrid2010.pdf>. Obs.: a data que consta no edital (09/08/2010) é para o recebimento dos documentos na CCInt-São Paulo. Para que os documentos sejam enviados pelas CCInt´s das Unidades os mesmos devem ser entregues nas respectivas seções no máximo até 05/08/2010, às 11h30min.


2) Bolsas para Jovens Pesquisadores em Portugal - 
*Até o dia 31 de julho, estão abertas candidaturas às bolsas para jovens pesquisadores de países de língua portuguesa, para períodos de um mês. Mais informações diretamente no site http://www.ces.uc.pt/oportunidades/bolsasces/bolsasjovensinvestiga.php.


3) Programa de Bolsas para Graduação Global Talent Development for Sustainable Agricultural and Environmental Sciences Fields
*Estão abertas, até o dia 1º de setembro, inscrições para candidaturas às bolsas do Programa Global Talent Development for Sustainable Agricultural & Environmental Sciences Fields?, resultado do consórcio FIPSE ? CAPES. O programa é dirigido aos alunos de graduação da Universidade de Sao Paulo e da Universidade de Brasília, em parceria com a University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC) e University of Minnesota (UMN). Para conhecer os requisitos e como se candidatar, visite http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=72&u=233.


4) Editais para apresentação de projetos conjuntos de pesquisa, promovidos pela Capes e "Wallonie-Bruxelles International" da Bélgica. 
Os editais são voltados para as áreas de · Ciências Biológicas e da Saúde, · Agroindústria, · Engenharias. Os requisitos e documentos necessários às candidatura estão explicitados nas convocatórias na página da Capes: 
http://www.capes.gov.br/editais/abertos/3907-programa-capeswbi
ehttp://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/belgica/programa-capeswbi-parcerias

Os projetos, como descrito nos editais, devem ter a aprovação (avaliação de mérito) da respectiva Pró-Reitoria envolvida na USP ("Carta de apresentação da Pró-Reitoria da IES apontando o interesse institucional no projeto. Em caso de projeto em rede ou associado, anexar à aprovação da Pró-Reitoria da IES co-participante) e ainda um ofício de apresentação do projeto, que será assinado pelo Vice-Reitor de Relações Internacionais da USP, prof. Adnei Melges de Andrade, após a aprovação de mérito do projeto como descrito anteriormente.
Os candidatos devem providenciar a documentação necessária, incluindo a aprovação do projeto na Pró-Reitoria envolvida, e depois solicitar à CCInt-USP (ccintdiv@usp.br) o ofício de apresentação do representante até o dia 4 de agosto, impreterivelmente.
Lembramos ainda que a documentação, bem como a candidatura, é de responsabilidade exclusiva do candidato. A inscrição deverá ser feita diretamente pelo candidato na página da Capes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário