quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Imposto IVA

Aqui em Portugal, se você olhar na notinha (ou talão como dizem por aqui) de tudo o que você compra vai ver sempre algo relativo ao IVA - Imposto sobre o Valor Agregado.
É do tipo de um imposto geral, cobrado sobre todas as transações de bens e prestação de serviços. O valor geral desse imposto é de 21% (sendo que a partir de Julho/2011 vai passar a 23%). Para os produtos de primeira necessidade, como alimentos do tipo arroz, massas, água, etc., esse valor cai para 6%. Alguns outros produtos (não sei bem ao certo quais) possuem uma taxa de 13%,
Mas o que é interessante dessa história é a forma como eles deixam bem claro o quanto de imposto cada pessoa paga em suas compras. Por exemplo, em uma compra no mercado MiniPreço (nosso Dia% no Brasil), lá no final da nota, vem especificado o quanto de imposto na faixa de 6% e 21% você pagou na compra que acabou de fazer.


Em alguns outros casos, o valor do imposto não está calculado, mas vem marcado a % que você está pagando, como o exemplo abaixo. Aí fica fácil de saber também.


E no Brasil, será que não dava para deixar bem claro o quanto de imposto pagamos sobre cada mercadoria?

Outra hora eu tento falar um pouco sobre o preço das coisas básicas por aqui e também sobre a crise, com a qual os portugueses estão muito preocupados.

Um comentário:

  1. Oi Camila Td bem? Encontrei seu blof semana passada e desde então tenho acompanhado. O Brasil certamente deveria seguir essa questão do imposto. NO Canadá tb funciona dessa maneira.
    Vou adorar se você puder comentar sobre a crise por aí...estou pensando em tentar um Mestrado na Universidade Católica em Porto, mas tenho receio de encontrar dificuldades para me manter.
    EStou adorando ler sobre suas experências.
    Bjus

    ResponderExcluir