quinta-feira, 31 de março de 2011

Dica de passeio: Fátima


Oi gente, segue mais uma contribuição para o blog. Dessa vez é da Tamara, a qual eu conheci lá no Porto (apesar de nós duas estudarmos na USP-São Carlos, mas eu na Engenharia e ela na Computação). Segue o relato dela de um passeio. :)

Tamara, muuuuuuito obrigada pela contribuição!

-----

Olá pessoal! Bom, primeiramente, eu sou Tamara, brasileira e moro no Porto há quase 3 meses. Cheguei aqui em janeiro, estava um frio insuportável, mas agora a temperatura está mais amena e agradável.  Na tentativa de colaborar com o blog da Camila, vou descrever a vocês a minha experiência em um dos passeios que fiz aqui em Portugal.

Como já disse anteriormente, estou aqui em Portugal há alguns meses, já fiz alguns passeios, uns gostei, outros nem tanto (mas melhor sair, que ficar em casa). Porém, vou contar a vocês o passeio que mais gostei. Amei conhecer Fátima!  Eu não sou uma pessoa fanática por religião, fui criada sob as doutrinas da igreja católica, mas logo entrei em conflito com várias imposições, absurdos (sob meu ponto de vista), enfim, percebi que eu tenho meus princípios, meus valores, acredito no meu Deus, etc. Descrevi brevemente um pouco do meu lado 'religioso' para desmistificar que apenas pessoas católicas e religiosas vão à Fátima ou apreciariam este tipo de passeio. 

A sensação que tive logo que coloquei os pés em Fátima foi de muita paz! Uma tranquilidade enorme, uma paz imensurável, enfim uma sensação maravilhosa e indescritível.  É interessante, antes de qualquer passeio, conhecer um pouco da história do lugar e das pessoas. Neste aspecto, vocês podem utilizar a internet como excelente aliado. Por exemplo, podem acessar o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1tima_(Our%C3%A9m) .

(a Tamara fez a gentileza de enviar essas fotos)

Vocês, provavelmente, estão pensando: Como faço para chegar em Fátima? Bem, a resposta é: Depende! 

O meu primeiro conselho: procure uma agência de viagens e pesquise quanto sairia o passeio. Foi o que eu fiz! Saiu um pouco mais barato que ir de autocarro (ônibus) ou de comboio (trem). 
A minha segunda dica é: caso vá com alguma agência de viagens, não inclua o almoço, pois os horários de missa são variados e, as vezes, acaba coincidindo com o almoço (e há excelentes restaurantes que cobram um preço justo pelo almoço). 
O próximo conselho: caso prefira ir sem depender de agência de viagens, dê preferência por viajar de autocarro (ônibus), pois a estação de comboio é distante da Catedral. 
A minha quarta (e última) dica é: utilizem sapatos confortáveis, pois irão andar bastante.

Ah, esqueci de comentar o tempo da viagem. Eu posso falar da minha viagem, pois do Porto até lá demorou aproximadamente duas horas e trinta minutos.

Espero de alguma forma ter colaborado! Boa viagem, aos que forem à Fátima!

4 comentários:

  1. Oi Camila, esqueci de mencionar. As imagens são de cartões postais de Fátima. =D

    ResponderExcluir
  2. Oiii Camila e Tamara. Achei maravilhosa essa ideia de continuar com o blog...dando dicas super interessantes. Espero em breve conseguir contribuir. Porvavelmente estarei em terras lusitanas a partir de Agosto mesmo.
    Contudo, as últimas notícias sobre a crise em Portugal muito me preocupam.Vocês (que estão aí..ou estiveram há pouco tempo)..a criseé mesmo assim tão ruim? Pergunto pois ficarei um longo período (2 anos) e certamente terei que trabalhar para me sustentar.
    Obrigada meninas!! Em breve vou atualizar meu (abandonado) blog tb!!
    Beeeejusss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila... obrigada pelo comentário... Então,desde que soube que ia para Porto, virei leitora assidua do seu blog... Será uma honra poder contribuir para o Vivendo no Porto.... Por enquanto, os preparativos estão parados, esperando a carta de aceitação, mas assim que tiver assunto, pode deixar que te escrevo. Muito obrigada pelas dicas do seu blog viu. Tem me ajudado muito.
    beijos e Parabens!

    ResponderExcluir