quinta-feira, 17 de junho de 2010

Proficiência em língua estrangeira

Quando a gente pensa em fazer um intercâmbio tem que pensar também em relação à língua oficial do país que pretendemos visitar.
Muitas vezes o intercâmbio tem por objetivo aprender a língua estrangeira mesmo, como é o caso de alguns cursos particulares. Aí a questão é mais simples, afinal as pessoas viajam para fazer um curso em uma língua estrangeira mesmo (a grande maioria escolhe o inglês).
Porém quando o intercâmbio faz parte de um programa de doutorado ou mestrado, as universidades normalmente exigem um certificado de proficiência.
O mais comum é exigir um certificado de inglês mesmo, pois muitas universidades estrangeiras ministram aulas nessa língua.
Para a área acadêmica são 3 principais exames de proficiência em inglês:
1. TOEFL (Test of English as a Foreign Language), que é administrado pela Educational Testing Service;
2. IELTS (International English Language Testing System), administrado pela University of Cambridge - ESOL Examination;
3. CPE (Cambridge Proficiency in English), que é o mais completo e mais indicado para a Europa e Reino Unido.


Eu acho que é interessante que a pessoa que deseja em fazer curso em outro país tenha um certificado (e muitas vezes isso é exigido mesmo).
Porém em algumas situações, as universidades não pedem (incrível... eu  achava que sempre era obrigatório). O programa do Erasmus Mundus que concorri oferecia vagas para várias universidades européias e a maioria não solicitava nenhum tipo de certificado. Só dizia, por exemplo: French and English: min. B1 level (=independent user) in the grid of Common European Framework of Reference for Languages.
E eu nem saia da existência desse tal quadro. Fui procurar e encontrei ele aqui
Nesse caso, a pessoa só iria apontar no formulário de candidatura o nível que estava em cada uma das línguas que sabe. E você vai provar mesmo que sabe lá, no dia-a-dia, na convivência com professores e colegas. Isso quer dizer que eles acreditam que ninguém vai mentir sobre isso (e se você mentir, vai "queimar" seu nome e sua reputação lá fora... uma coisa que não é legal).

Fica então minha sugestão para o interessado verificar qual a exigência da universidade pretendida e as exigências também de quem vai patrocinar, por exemplo, a Fapesp ou o CNPq.

2 comentários:

  1. informações interessantes do TOEFL eu encontrei aqui nesse site:
    http://www.ets.org/toefl/

    ResponderExcluir
  2. Bom mesmo é não precisar de nenhum exame, afinal é na prática é que se aprende mesmo.
    abraços e boa sorte

    ResponderExcluir