segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sistema de crédito europeu - ECTS

Quando fui montar meu plano de trabalho para os 6 meses que devo cursar na U.Porto, eu me deparei com uma sigla na parte dos créditos: ECTS.
Fiquei meio perdida na hora. Não sabia quantas horas de estudo valiam os ECTS, não sabia quantas disciplinas fazer e quantos ECTS o meu projeto de pesquisa valeria.
Então aqui estão as explicações básicas sobre os ECTS:
  • a sigla significa European Credit Transfer System;
  • o sistema ECTS baseia-se na carga de trabalho necessária para um estudante “médio” atingir com sucesso os objectivos de aprendizagem;
  •  a carga de trabalho corresponde ao somatório do número de horas de aulas, estudo individual, trabalhos, projectos, exames, etc.;
  •   1 ano curricular “normal” corresponde a 60 unidades de crédito ECTS;
  •  a carga de trabalho total de um ano curricular “normal” situa-se entre 1500 e 1800 horas;
  •  1 unidade de crédito corresponde a 25 a 30 horas de trabalho do estudante;
  • o sistema ECTS pode ser aplicado à graduação, pós-graduação (incluindo a tese) e a outras formações;
  • especificamente, Na U.Porto, um crédito corresponde a 27 horas de trabalho do estudante e um ano letivo corresponde a 60 créditos conforme definido no Regulamento de aplicação do sistema de créditos curriculares aos cursos conferentes de grau na Universidade do Porto, aprovado pelo Senado em 4 de Maio de 2005;
  • quanto à atribuição de notas, é utilizada a escala de comparabilidade, que é constituída por cinco classes de classificações positivas, identificadas pelas letras A a E, correspondentes respectivamente aos percentis 10, 35, 65, 90 e 100 dos melhores estudantes aprovados, e uma classe negativa F, correspondente aos reprovados.

Como eu vou cursar 1 semestre por lá, tenho que cumprir 30 ECTS. Uma das disciplinas que vou cursar é de 6 ECTS. As aulas começam em 13 de setembro e vão até 12 de fevereiro, com descanso entre 20 de dezembro e 2 de janeiro, totalizando 20 semanas de aula.
Como na UPorto cada crédito equivale a 27 horas de trabalho, então 6 x 27 = 162 horas de trabalho para uma disciplina. Dividindo esse valor por 20 semanas, tenho aproximadamente 8 horas semanais de trabalho (só para essa disciplina em questão). 
Aqui no programa de pós que faço parte, a maior parte das disciplinas é de 12 horas semanais. Então acho que vou conseguir dar conta de tudo... e espero conseguir notas boas por lá também. 

Um comentário:

  1. Bom dia Camila, estou me candidatando à um master europeu e fui informada pelo Campus france que poderia entrar em M2.Mas fico com medo de ser rejeitada, pois meus créditos são abaixo do ECTS francês para o curso(152 créditos, no entanto minha carga horária é muito maior), não sei como verificar a compatibilidade.Pergunto novamente para o campus france e eles me falam apenas a mesma coisa: "estudantes com 4 à 5 anos em uma graduação brasileira, podem se candidatar ao Master 1 ou diretamente ao Master 2 se preferir" Como estou me preparando há muito tempo por essa oportunidade não quero perde-la...Se vc puder me ajudar esclarecendo esta dúvida quanto a validação dos créditos brasileiros em relação aos ECTS's, eu agradeço desde já!

    ResponderExcluir