sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Frio

Como dizem por aqui, uma vaga de frio assola a Europa. E é facil de encontrar fotos sobre o assunto em todos os jornais do mundo.
Aqui em Portugal faz frio também. Não como na Alemanha, na França ou Inglaterra, mas faz frio. Na região de Bragança e Vila Real já está nevando.
Aqui em Porto a temperatura tem ficado por volta de +5oC, com algumas pequenas variações durante o dia. Hoje quanto acordei fazia 1oC.


Mas o que é mais estranho da situação do clima frio é que as casas aqui não são bem preparadas como no resto da Europa... tudo bem que o clima aqui é mais ameno que nos outros países, mas faz frio.
A maior parte das casas não tem aquecimento central. Então o povo fica se desdobrando como pode para se manter quente dentro de casa.

No apartamento que moramos não tem nenhum tipo de aquecimento nos cômodos. Só na sala tem lareira, mas esquenta só um pouco... e é incomodo tem que ficar arrumando lenha e colocando fogo (isso porque sou totalmente contra ficar queimando qualquer tipo de coisa, mas para me manter quente sou obrigada a aceitar).
Por isso, se você vier a Portugal na época do frio, verifique se o lugar onde você vai ficar tem algum tipo de aquecimento, senão será necessário investir em um aquecedor (desses elétricos ou  a óleo) e bons cobertores (ah, detalhe... é difícil encontrar por aqui aqueles edredons super fofinhos e bem quentes, muito comuns no resto da Europa).

5 comentários:

  1. Os aquecedores são bem baratos. Por 61 euros vc tem um AEG RA 5521 , vendido pela redcoon e entregue em sua casa.
    Melhor que isto só o totoloto mesmo.
    Eu o ano passado comprei edredon no jumbo das amoreiras em Lisboa.
    Este ano também havia mas esgotaram.
    O tempo em portugal tem vindo a arrefecer no inverno e a aquecer no verão.
    É a mudança climática a chegar.

    ResponderExcluir
  2. Também estamos passando frio aqui em Aveiro, agora vi na Internet, deu 0 graus. Boa sorte ai no Porto. Beijos Dani

    ResponderExcluir
  3. Realmente foi necessário investir em um aquecedor, pelo menos para meu quarto. Também comprei um cobertor bem quentinho na Primark, do Shopping Nascente aqui do Porto. Tanto o aquecedor quanto do cobertor não foram caros não. O único incômodo é que o resto da casa continua gelado.... e foi isso que estranhei, porque já estive em outros lugares da Europa e as casas são tão quentinhas no inverno. Eu achei que aqui seria igual. Mas vamos a dar a volta nesse frio... no Brasil também não temos casas preparadas para o frio (apesar de ser muito frio na região sul).

    ResponderExcluir
  4. olá Camila, pesquisando pela internete encontrei seu blog e achei muito bom! Eu e minha namorada estamos indo para Porto em setembro do ano que vem, vamos ficar 6 emses na graduação de ciências da comunicação na Universidade do Porto, seu blog está sendo muito útil para nos prepararmos. parabéns você escreve muito bem, de forma clara e objetiva!Abraços

    ResponderExcluir
  5. oi Diego, fico muito feliz em poder ajudar de alguma forma.
    Eu fico à disposição qualquer outra informação que você precise. Pode entrar em contato pelo email:
    camiladearaujoARROBAgmail.com
    abraço

    ResponderExcluir