segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pastel no Porto (e não me refiro aos doces que são chamados de pastéis aqui)

Aqui no Porto tem pastel! Quase 100% brasileiro.
Encontramos um lugar que quase parece uma lanchonete brasileira e eles tem pastéis de carne, de queijo e de camarão. Deve um dos únicos lugares do Porto (se não for o único). Além de sucos de várias frutas naturais, coxinha e outras coisas.
Ontem aconteceu o "Desfile dos Pais-Natal" (vou fazer um post ainda sobre o assunto) e antes disso eu e o Érico resolvemos conferir o tal pastel (que eu achei por acaso, em uma vitrine, indo a pé para a Reitoria da U.Porto).
O lugar chama "Pastelaria Itaipu" e fica na Pç. Guilherme G Fernandes, número 50, bem pertinho da praça "Fonte dos Leões", onde é a Reitoria da U.Porto.
Resolvemos pedir 1 pastel de queijo e 1 de carne para cada um. Porém na primeira mordida já descobrimos que a massas deles não é bem a massa de pastel que conhecemos... é de fabricação própria deles, mas é bem sequinha como a nossa.
O pastel de queijo é feito com algum tipo de queijo local, mais parecido com algum tipo de queijo fresco, um pouco cremoso e orégano. Não é igual ao brasileiro, mas - como dizem aqui - "sabe" bem (quer dizer, tem gosto bom).
Já o pastel de carne é um tanto diferente do nosso. É feito com carne moída também, mas temperada de forma bem diferente, com pimentão (que eles usam muito em quase todos os temperos), é uma mistura bem molhada e tem muita cebola picada (mas muita mesmo).
O de camarão eu não experimentei, mas minha amiga comeu no sábado e disse que não aprovou.
Depois dos pastéis o Érico pediu uma coxinha. E o a maior diferença foi o sabor da massa mesmo... um tanto adocicada. O recheio estava bom.
Mesmo não sendo igual, deu para matar um pouco da vontade de pastel... porque para passar 100% da vontade só a hora que chegar no Brasil mesmo, rsrsrsrs.
Minha amiga informou que o dono viveu no Brasil por uns 30 anos e resolveu trazer as receitas pra cá.
Além dos pastéis e coxinha, eles também fazer empadinhas e brigadeiro. Ontem eu não vi esses dois e não sei a dizer a periodicidade dessas guloseimas.
Mas os pastéis saem quentinhos, todos os dias, na hora do almoço. 
Depois são só servidos frios mesmo.
Quem quiser experimentar, fica a dica.
----
Onde:
Pastelaria Itaipu
Pç. Guilherme G Fernandes,  50 - Porto/Portugal
O que faz:
sucos naturais, pastéis (quase brasileiros), coxinha, empadinha e brigadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário