segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mudanças e metas

Foto original do Musée Rodin


Eu ando recebendo várias novidades dos amigos no Brasil, entre elas a notícia de que uma de minhas grandes amigas passou em um concurso em um instituto federal e vai mudar para o Paraná. Eu fique muitissimo feliz por ela, já que normalmente o "destino" de quem faz doutorado é prestar concurso para instituições de ensino mesmo (e passar como ela passou). Agora duas das minhas melhores amigas de São Carlos (com as quais eu dividi um apartamento por 1 ano), são docentes federais.
Recebi também notícias de "aumento de família" de dois casais muito queridos e, por coincidência, os bebês vão nascer num período muito próximo.
Apesar de estar muito feliz com as notícias, comecei a pensar em muita coisa ao mesmo tempo. Aí eu entrei em crise e eu acreditava que são vários os motivos:
- as coisas vão estar diferentes quando eu voltar, sem a "dupla imbatível" de amigas lá em São Carlos. Uma delas já estava morando longe... agora a outra vai também... e cada uma das "Muchachas" vai estar em um estado diferente.
- preocupação com quando vamos conseguir estar estabilizados em um emprego
- preocupação com quando vamos poder ter filhos... e para mim, essa preocupação está diretamente relacionada com a anterior
Uma crise do tipo ""não fiz nada ainda na vida". Por coincidência agora de manhã vi uma reportagem no UOL exatamente sobre o assunto.
Como eu não estou com muito tempo para me deixar ficar em crise, resolvi conferir a lista de coisas que gostaria de realizar na minha vida e percebi que realizei muitas delas:
- ter independência financeira (claro que não estou satisfeita, mas tenho minha independência)
- fazer pós-graduação (mestrado concluído e indo para o final do doutorado)
- sentir realizada profissionalmente (dar aulas e fazer pesquisa me deixam realizadas, apesar das dores de cabeça de vez em quando. Já dei aulas na graduação, pós-graduação e extensão para comunidade... gosto de todas)
- conhecer Paris (isso eu fiz e muito bem feito!)
- visitar o British Museum (era um sonho desde criança ir até lá pela fixação que eu tenho com coisas egípcias. Em fevereiro do ano que vem vou de novo)
- morar pelo menos 6 meses fora do Brasil
Não fazia parte das minhas realizações casar, mas como o companheiro certo isso passa a fazer parte do meu sentimento de realizada. :)
Essas são as realizações mais importantes, nem dá para ficar listando aqui as menores.
Ainda faltam algumas coisas como ter um filho, pra completar a tríade "plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho".
Mas já vi que com várias dessas realizações cumpridas, eu posso sair da minha "crise" e até atualizar minha lista, almejar outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário