sábado, 28 de agosto de 2010

Primeiro dia no Porto

Agora sim consigo escrever algo com calma, pois desde a nossa chegada quase não paramos no apartamento. Cá estamos, no Porto.
Tanto o voo do Érico quanto o meu foram bem tranquilos. O Érico chegou um pouco antes e ficou me esperando na saída da área internacional. O sr. Quintas e a esposa foram nos recepcionar no aeroporto e trouxeram-nos para o apartamento. Achei eles muito atenciosos e simpáticos. Explicaram como tudo funciona aqui e deram indicações do comércio local e do transporte. O apartamento fica no concelho (com C mesmo... é mais ou menos o conceito de distrito) de Gondomar, na freguesia (bairro) de Rio Tinto. É um pouco afastado do centro da cidade, mas o local é ótimo.
Ontem praticamente tivemos só o tempo de deixar as malas no apartamento, organizar poucas coisas e já sair. Eu tinha que estar na Reitoria da U.Porto às 14 horas, então pegamos o autocarro (ônibus) e fomos para a parte mais central da cidade. Aproveitamos para almoçar por perto da Avenida dos Aliados (a mais conhecida da parte central da cidade) e depois fomos à procura da Reitoria.
Lá eu fui atendida pela Luísa Capitão, da área de cooperação internacional, com muita atenção da parte dela. Ela passou muitas informações importantes, tal como o transporte, parte de saúde e informações da universidade. Foi mais de uma hora de conversa e saí de lá muito bem informada e já sabendo tudo o que tenho que fazer com relação à parte administrativa.
Recebi também meu cartão provisório de estudante, um kit da U.Porto, contendo os folhetos informativos, camiseta, pasta, tirante para chave e um chip para celular (tudo de graça mesmo).
Saímos de lá umas 15h30 e fomos à procura do CNAI/SEF (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante/Serviço de Estrangeiro e Fronteiras) para fazer a declaração de entrada do Érico em Portugal (pois ele entrou pela Espanha e voo de lá para Portugal é considerado doméstico) e obter informações para agendar entrevista de renovação do visto, já o nosso é para 120 e precisamos para 180 dias. O CNAI/SEF é até bem perto da Reitoria, mas quando chegamos lá as senhas para o dia já haviam esgotado.
Voltamos então para o apartamento, só então para verificar as necessidades de compras básicas. Nossa sorte é que existem 2 supermercados muito perto aqui do apartamento, o mercado Modelo e o Mini-Preço (no Brasil é o Dia%). Compramos o essencial e finalmente conseguimos descansar um pouco e comer alguma coisa, com um vinho acompanhando, claro.
Logo mais escrevo sobre o segundo dia e nossas andanças do dia para o CNAI e obtenção do NIF (equivalente ao CPF no Brasil).
OBS: ainda não tenho máquina fotográfica, por isso a falta de fotos, mas já vi opções interessantes na FNAC daqui.