terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sobre o Porto - a alimentação

Talvez um tema sobre o qual nossos amigos e familiares no Brasil tenham curiosidade em saber é sobre a comida aqui.
Faz pouco tempo que estamos por aqui, por isso eu acredito que temos uma visão parcial sobre a alimentação dos "tripeiros" (os habitantes do Porto são chamados assim).
Mas algo é bem fácil de notar. No post anterior eu contei que a maioria dos habitantes daqui são baixinhos e gordinhos. Pois é... e isso tem motivo... eles comem muito (mas comem melhor do que os brasileiros).
O horário do almoço para eles é bem parecido com o do Brasil, por volta das 12h. Mas a diferença é a composição do almoço. Na faculdade temos a cantina, onde podemos almoçar por 2,15 Euros e podemos consumir: 1 pão, 1 sopa, 1 prato, 1 sobremesa (fruta, doce ou iogurte) e 1 copo de suco de máquina. Resumindo... é muita comida. Para o prato principal sempre existe uma opção de peixe (sempre presente) ou carne (vaca, porco ou frango).
ah, antes que pensem o contrário... eles tem arroz e feijão por aqui também. Não é a opção mais consumida deles, mas existe.
A sopa é algo bem comum por aqui. Até nas praças de alimentação dos shoppings existe opção de sopas (e a tigela é um tanto grande...)
Eles consomem muita batata. E aqui há váaaarios tipos de batata nos supermercados. Vem tudo separadinho - batata para fritar, batata para cozer, batata para assar... fora que aquelas batatas congeladas pré-fritas, normalmente, vem em sacos de 2kg... e é mais barato do que no Brasil.
Azeite e óleo para fritura também é algo que eles consomem muito... é fácil ver no supermercado galão de azeite e de óleo para fritura (já deu pra entender que eles comem muitos "fritos", como dizem aqui).
O peixe eu nem preciso falar que eles comem muito... existe muita variedade de peixe nos supermercados e (acho) que são todos peixes de agua salgada... frescos e congelados.
Aqui tem açougue também, tal como no Brasil. Mas acho que o preço da carne é um pouquinho mais caro. Eles comem bastante carne de porco... e aqui carne de coelho é algo bem comum, assim como carne de peru.
Legumes e frutas são consumidos em grande quantidade e variedade. De terça-feira tem uma feira aqui do lado de casa e vi muita variedade por lá.
Existem mais variedades de queijo do que no Brasil. Os queijos mais populares são um pouco mais baratos do que a muçarela brasileira (é com ç mesmo que escreve, podem olhar no dicionário) Alguns são mais caros (e mais gostosos)... mas nada tão absurdo como em alguns casos no Brasil. 
O vinho, é claro, é bem consumido. Uma garrafa de um vinho tinto, por exemplo da região do Alentejo ou Dão, por aqui custa até 3,00 Euros. Apesar que também notamos um grande consumo de cerveja.
Aparentemente, o consumo de refrigerantes é menor do que no Brasil, mas eles também consomem bastante os sucos de caixinha (que não são muito melhores do que refrigerantes). Aqui não vimos suco natural (acho que vi suco natural de laranja só em 1 lugar).
O custo de alimentação é menor do que no Brasil. Para 1 mês, a média (pelas nossas previsões, já que vamos almoçar na faculdade) será de 100 Euros (isso sempre incluindo vinhos, queijos e alguma bobagem para petiscar, que adoramos nos finais de semana).
Almoçar em um restaurante custa, em média, 5 Euros (e o prato é muito bem servido). Isso quando o restaurante não apresenta um "Menu almoço", que inclui entrada + prato principal + bebida ou prato principal + bebida + sobremesa, por até 6 Euros.
Os doces são um assunto a parte... mas como eu ainda não tenho muita experiência para contar (só fui em 1 pastelaria), deixo para depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário