sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sobre o Porto - o trânsito e transporte público

Vou tentar escrever uma pequena série de posts que descrevem algumas características aqui de Portugal (mais especificamente de Porto). Começo com o trânsito e o transporte público.

A cidade é antiga, sendo assim, muitas ruas são estreitas (não todas). Entretanto, apesar do tamanho reduzido, a via (principalmente nos bairros) é de dois sentidos e o estacionamento não é proibido. Agora imaginem a hora do "rush", com ônibus indo e ônibus vindo na mesma rua estreita, com carro estacionado em um dos lados. Apesar de haver todos os motivos para um buzinaço ou (no mínimo) um trânsito parado, todos andam. E toda essa "muvuca" parece organizada no dia-a-dia.
Acho que já contei em um post anterior que os ônibus, ou melhor, autocarros, passam em horários marcados, de forma (quase) impecável. Se no cartaz da paragem diz que autocarro vai passar às 15:32, é melhor você estar lá, porque o máximo que ele atrasa é 1 minuto e isso por causa dessa muvuca das ruas estreitas.
Eu queria mostrar essa desorganização organizada do trânsito em uma foto, mas como ainda não tirei, deixo uma imagem do Google Street View da Rua de Costa Cabral - umas das ruas estreitas que é também um corredor de autocarros para o centro da cidade. Essa imagem não mostra muito bem a situação, mas serve no momento para dar uma idéia.

Outra coisa é que os autocarros tem prioridade sobre os carros e isso está descrito na lei de trânsito deles. Então os carros tem que deixar os autocarros passarem, para atender pontualmente ao grande número de pessoas que utilizam o transporte público diariamente.
Falando em transporte público, aqui em Porto há um sistema interessante (e controverso para algumas pessoas). Existe o "Andante", que é um cartão que pode ser utilizado no metro e nos autocarros.
As pessoas podem optar pelo Andante ocasional ou Assinatura mensal.
Nos dois casos, na primeira vez de uso, é preciso pagar uma taxa de 3 e 5 Euros, respectivamente, para cada tipo de cartão. Depois é só ir recarregando em qualquer um dos 800 pontos espalhados pela cidade. As informações mais detalhadas podem ser encontradas aqui: 
http://www.linhandante.com/.
Mas a grannnnnnnnnde diferença desse sistema é que não tem cobrador em nenhum lugar. Cada um precisa validar seu cartão no autocarro ou no metro. Caso a pessoa não valide e algum fiscal pegar, são pelo menos 150 Euros de multa... então é melhor validar.
Só mais um aviso para os turistas de primeira viagem ao Porto: procure informações sobre as zonas (áreas) da cidade para o transporte público, porque se você utilizar mais zonas do que pagou também pode levar uma multa.

Um comentário:

  1. Olá,

    Será que você ainda passa por esse blog? Faz tempo que foi postado mas vamos lá: e nesse horário de pico, fica muito trânsito? Congestionamentos mesmo de se demorar horas como em SP?
    E o transporte público, ficam lotados?
    Tenho quase certeza que não mas gostaria de confirmar. Porto parece ser um lugar fantástico!
    Obrigado

    ResponderExcluir