domingo, 5 de setembro de 2010

Sobre o Porto - as pessoas

Falando sobre as características físicas, os habitantes do Porto, de forma geral, são baixinhos e gordinhos, tanto homens como mulheres.
A maioria também já está na "melhor idade". Acho que nunca vi uma cidade com tantos idosos para todo lado. Quando alguém aparece com algum bebê, quase todos a volta fazem "festa". 
Apesar de tantos cabelos brancos (ou não, porque a maior parte dos homens é careca), percebe-se pelos mais jovens uma maioria de cabelos castanhos.
Já quanto ao comportamento e educação, eles não são quase nada "europeus". Vou listar algumas coisas que estou lembrando agora. Peço desculpas aos portugueses que lerem isso, mas tenho motivos para o que vou escrever aqui.

Os pontos positivos deles são:
1. Os habitantes do Porto são atenciosos e muito prestativos quando pedimos alguma informação.
2. Eles também ajudam de muito bom agrado as pessoas, por exemplo, com carrinhos de bebês ao embarcar/desembarcar nos ônibus ou segurando as crianças. Não são indiferentes como a grande maioria das pessoas nos ônibus e metrôs brasileiros.
3. Existem mais respeito à faixa de pedestres do que no Brasil. A maioria dos motoristas para ao ver um pedestre pronto a atravessar a rua, mas vários não param e alguns param, mas como cara feia.

Já os pontos negativos são:
1. Eles fumam demais e em qualquer lugar... os não-fumantes não tem direito nenhum. Os fumantes brasileiros costumam respeitar mais os não-fumantes. E eles jogam as bitucas em qualquer lugar. As calçadas são cheias delas.
2. Eles não tão respeito com os vizinhos. Aqui eu moro no 1o. andar e há um grande terraço no apto. Os vizinhos de cima não se importam nem um pouco em jogar suas bitucas de cigarro e suas cinzas aqui no nosso terraço. As donas de casa também não se importam em bater seus tapetes na janela, jogando toda a sujeira aqui para baixo.
3. Eles jogam muita sujeira na rua. Sei que (infelizmente) muito brasileiros não se importam nem um pouco em jogar lixo (papeis, garrafas de cerveja, latinhas, copos plásticos) na rua, mas aqui em Porto eles ganham... o centro da cidade é mais limpo, mas nos bairros a sujeira é grande.
4. Os mais idosos são mal-humorados e chegam até a ser mal-educados com as demais pessoas.
5. O atendimento nos restaurantes, normalmente, é péssimo... os garçons (pelo menos com a gente até agora) não mostram nenhuma vontade de atender. Encontramos com duas garçonetes que foram muito simpáticas no atendimento... adivinha se elas não eram brasileiras?
6. Os mais novos não querem nem saber se há pessoas mais velhas no ônibus... eles sentam e ignoram o restante (tudo bem que a grande maioria é idosa e quase não sobra lugar para os mais novos... mas eu e o Érico só andamos, praticamente, de pé nos ônibus mesmo... não dá coragem de sentar e deixar um velhinho em pé)

Infelizmente, portugueses e brasileiros ainda precisam melhorar em muita coisa para chegar aos pés dos ingleses, alemães, franceses, holandeses...

Nenhum comentário:

Postar um comentário