sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Algumas dicas de Barcelona

Não sou nenhuma "expert" em termos da cidade de Barcelona, mas na breve viagem que fizemos deu para perceber algumas coisas. Seguem:

- eles não falam espanhol e sim catalão (Barcelona é a capital da Catalunya e eles tem muito orgulho do idioma próprio). O catalão até que é bem parecido com o espanhol, mas as vezes dá pra ficar confuso. Qualquer coisa, com gentileza, peçam às pessoas para falar em espanhol ou inglês.

- Os cardápios nem sempre estão em inglês (e nem sempre tem a versão em espanhol também). Então as vezes você vai precisar informação ao garçom.

- a cidade não é tão grande assim. Dá para andar muito a pé, conhecendo vários lugares no mesmo dia.

- se precisar, o transporte público na cidade é muito bom. Se ficar poucos dias na cidade, acredito que a opção do bilhete T10 seja a melhor. Esse bilhete é válido para 10 viagens, podendo ser usado em qualquer tipo de transporte público da cidade e por mais de 1 pessoa. Se for comprar o T10, a zona 1 é mais do que suficiente para conhecer os principais pontos turísticos. Esse blihete custa 7,95 Euros e, depois de validado, o mesmo bilhete vale por 1h15 na zona 1. Só cuidado para não amassá-lo, pois ele pode ficar inválido. Mais informações sobre outros tipos de bilhetes e linhas do metro ou ônibus você pode ver aqui, no site da TMB.

- pelas empresas aéras low cost, pode-se chegar a Barcelona por 2 aeroportos: Girona (a maior parte dos voos da Ryanair é por este aeroporto aqui) ou Barcelona mesmo. Girona fica a 100 e pouco quilômetros de Barcelona, sendo necessário pegar um ônibus e fazer uma viagem de 1h15 até a Estació de Nord. Só 1 empresa, a SAGALES, é que faz esse percurso e o horário dos ônibus é compatível com a chegada dos voos low cost. Você pode ver os horários no site deles. Para quem fica menos de 30 dias por lá, compensa comprar a ida e volta, pois só a ida custa 12,00 euros e a ida-e-volta custa 21,00 euros. Um detalhe é que eles não aceitam cartão para comprar esse bilhete lá no aeroporto de Girona, então deixe um dinheiro separado para comprar assim que você desembarcar. O bilheteria desses ônibus fica do lado de fora do aeroporto.

- O aeroporto de Girona é pequeno e praticamente não tem informação em inglês. Se você não tiver passaporte europeu e for viajar pela Ryanair, não precisa pegar aquela fila imensa do pessoal que está entregando bagagem para carimbar seu bilhete de embarque. Tem um balcão terceirizado ao lado (se eu não estiver enganada o nome da empresa é Lesma), sem filas, só para carimbar o cartão de embarque de não-europeus.

- Agora a Ryanair tem voos diretos para Barcelona também. Então se você for viajar para lá, esse aeroporto é bem mais perto da cidade, você pode comprar o T10 lá mesmo e ir direto para seu hotel.

- Para quem gosta de muitos museus, o Articket Barcelona talvez seja uma boa opção. Custa 22,00 Euros e dá direito a entrada em 7 museus: Centre de Cultura Contemporània de Barcelona - CCCB, Fundació Antoni Tàpies, Fundació Caixa Catalunya- La Pedrera, Fundació Joan Miró, Museu Nacional d'Art de Catalunya- MNAC, Museu d'Art Contemporani de Barcelona - MACBA e Museu Picasso. 
Só alguns detalhes: 
1) como eu já disse no post anterior, o Museu Picasso é gratuito a partir das 15h de todos os domingos e o período todo no primeiro domingo do mês. Tá no site deles, escondidinho em "Free entrance".
2) no CCCB também há horários gratuitos. A informação também está na página deles:Free admission for under-16s, Friends of the CCCB, the unwaged, holders of the Tarjeta Rosa senior citizens’ card or the Generalitat de Catalunya teachers’ card, members of the ICOM and on the first Wednesday of every month, Thursdays from 8 to 10 p.m. and Sundays from 3 to 8 p.m. 
3) De 5 a 14 de outubro (é... ta acontecendo agora mesmo). A entrada da Fundació Antoni Tàpies é de graça também. A notícia ta aqui.
4) A exposição do Mariscal na La Pedrera, de 19 de setembro de 2010 a 30 de janeiro de 2011, também é de graça. Pode olhar aqui.
5) no MNAC tem entrada gratuita também em algumas datas: Under 16 years old, Over 65 years of age, Teachers with credentials and School or student groups, accompanied by teachers or lecturers previous booking, People accompanying groups, Students with credentials from the corresponding department, carrying out research work, The first Sunday of each month, September 11th and 24th and May 18th, International Day of the Museums. Dá pra ver aqui.

Se eu lembrar de mais alguma dica, depois posto. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário