segunda-feira, 18 de outubro de 2010

curiosidade - idioma romeno

Temos TV a cabo aqui no apartamento e no "menu" disponível estão vários canais de jornalismo de várias partes do mundo. Entre os mais famosos estão a CNN, BBC, Bloomberg, Deutsche Welle. Mas também temos alguns canais diferentes (alguns que eu nunca tinha ouvido falar e outros que nunca tive a oportunidade de assistir mesmo) e entre eles estão: TV Aljazeera, TV Galícia, Cubavisión internacional, Russia 24 e por aí vai.
Um dia, dando uma "zapeada" nesses canais, encontramos um que não sabíamos de onde era, porém ao reparar nas notícias que ficam passando no rodapé, percebemos que entendíamos muita coisa do que estava escrito, apesar de ser uma língua estranha. Depois percebemos que também entendíamos alguma coisa do que estavam falando (só por cima). Na hora dos comerciais e chamadinhas com o nome do canal é que vimos que tratava-se de um canal romeno: TVR International.
Só então é que descobrimos que o idioma romeno tem origem latina, tal como o português.
Pode ser muita ignorância nossa, mas nunca tínhamos pensado que um país da Europa Oriental tivesse uma língua tão próxima à nossa (porque na nossa generalização, tudo soa como "russo", como modo de dizer).

Algumas palavras parecidas: 
- Ano Novo: Anul nou
- Espírito de fraternidade: spirit de fraternitate
- Cor> preto: negru
- Número> 1 (um): unu / 1 milhão: un milion
- Meses> fevereiro: februarie
- Dias da semana> Sábado: sâmbătă

Algumas outras palavras em romeno, como as demais cores, números, meses e dias da semana podem ser vistas aqui e aqui, no Wikilivros. Algumas informações sobre o país Romênia, eu olhei no Wikipedia mesmo.
Dá até vontade aprender pela similaridade, mas ainda estou atrasada para melhorar o inglês (porque esse ainda não dá para parar de estudar) e aprender francês e alemão... então o romeno fica para outra hora (ou outra vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário