sábado, 23 de outubro de 2010

Susto e seguro-saúde

Na sexta-feira a noite passamos por um susto. Lá pelas 22h o Érico começou com uma dor estranha e muito forte do lado esquerdo, na altura dos rins. Era o início de uma cólica renal que só iria piorar nas próximas duas horas.
Logo no início não demos conta da gravidade e não ligamos para o seguro-saúde (VITAL CARD)... aliás, eu nem fazia idéia do que deveria ser feito. Tive que fuçar na documentação e descobri que para ser atendido, primeiro, eu deveria ligar para um número no Brasil (a cobrar) e até aí tudo bem. Só havia a informação de 1 número de telefone em todos os papéis. Porém quando liguei, o atendente informou que devido ao tipo de seguro contratado eu deveria ligar para outra central de atendimento (?! e por quê essa informação já não veio no papel do contrato ?!).
Depois de algumas tentativas consegui falar na tal outra central telefônica. Esse segundo atendente primeiro solicitou algumas informações do Érico: número do voucher (OK), nome completo (OK), cidade onde estava (OK), data de nascimento (aí já comecei a ficar impaciente... eles não tinham o cadastro do seguro dele???), CPF (idem ao anterior), data de viagem e data de retorno (que coisa sem noção de perguntar na hora da emergência). Depois de todas as perguntas o atendente informou que deveríamos esperar até 50min pelo contato Central da Lisboa (?!).
Depois de pouco mais de 35min o atendente de Lisboa ligou e perguntou alguns mesmos dados que o atendente anterior e qual era o problema de saúde. Esse pediu para aguardar novamente e informou que ligaria novamente dizendo para qual hospital deveríamos ir. Fazer o que... só aguardar mesmo.
Depois de 5min o atendente de Lisboa ligou novamente informando que deveríamos ir ao Hospital São João (que é o mais perto de casa).
Aí é que demos conta... tínhamos que ir ao hospital... como? aquela hora da noite até passam ônibus ainda, mas com intervalo bem maior. Então a solução seria um taxi e não tínhamos o número de telefone de nenhum taxista! o jeito foi pegar os casacos e ir a pé até a Estrada da Circunvalação (que fica a mais ou menos 2 quadras de casa) porque lá existe um ponto de taxi.
Ainda demos sorte, porque depois de 1 quarteirão passou um taxi livre e conseguimos pegá-lo.
Bom... depois do "caos" para conseguir a autorização para o hospital e o transporte, o atendimento foi ótimo.
Apesar de passarmos a noite por lá (eu saí de lá as 5:30, mas o Érico ainda teve que ficar até as 10h para fazer um exame adicional), correu tudo muito bem.
Resultado: Érico tratado e aprendemos a como usar o seguro-saúde.

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