sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Transporte público e zonas da cidade do Porto

Agora que chegou o final do mês mais uma vez, eu e o Érico temos que recarregar nossos Andantes.
Então lembrei de alguns detalhes que podem fazer a diferença para quem estiver mudança (mesmo que temporária) para cá.
Ao escolher o lugar onde morar, verifique a distância da nova morada até a faculdade onde você vai estudar.
Não se esqueça que o Porto, em termos de transporte, está dividido em zonas e é importante comprar seu Andante de acordo com o número de zonas que você vai precisar para ir até a faculdade ou voltar para casa.
Também é legal verificar se compensa fazer a assinatura mensal do Andante ou se compensa utilizar o título Ocasional.

Principais diferenças entre esses dois modelos:

1) Assinatura mensal: permite viajar o mês todo, quantas vezes quiser, seja de ônibus ou metrô (ou autocarro e metro, no português daqui). Vale do primeiro ao último dia do mês corrente. Para fazer uma assinatura mensal, você tem que ir até um posto de atendimento da STCP com seus documentos e sabendo certinho seu endereço no Porto. Tem um "porém" esse modelo de Andante: ao fazer seu cadastro, é necessário especificar QUAIS zonas você quer assinar. No nosso caso tivemos que assinar um Z3 para a C1, C6 e C9. Com isso NÃO PODEMOS ir até a Foz do Douro (que fica na zona C2) sem ter que comprar um outro tipo de título. 
COMPENSA PORQUE: Pode viajar quantas vezes quiser dentro das zonas escolhidas.
NÃO COMPENSA PORQUE: Você fica restrito às suas zonas de assinatura.

2) Ocasional: Permite viajar durante um determinado periodo de tempo consoante o número de zonas compradas, independente do tipo de transporte (ônibus ou metrô). Exemplo: 
Z21h 00m
Z31h 00m
Z41h 15m
Com um título de Andante Ocasional Z3, eu poderia pegar um ônibus aqui na porta de casa (que fica na zona C9) e ir até o centro da cidade (zona C1), sendo que para chegar lá o ônibus passa pela zona C6 (por isso a necessidade do Z3). Entretanto, com um Ocasional Z3, eu também poderia descer 2 quarteirões e pegar o ônibus já na zona C6 (é.. eu moro praticamente na divisa de duas zonas mesmo) e ir até a Foz do Douro (zona C2), passando pelo centro (zona C1).
O cartão Andante Ocasional pode ser adquirido em qualquer estação do metrô, direto nas máquinas.
COMPENSA PORQUE: comprando, por exemplo, um Z3, o usuário pode passar pelas 3 zonas que bem entender. Compensa também para quem não usa muito o transporte coletivo (quem consegue ir a pé para a faculdade todos os dias deve fazer as contas, porque talvez compense o Andante Ocasional). ah... e se comprar 10 títulos de viagens no Ocasional ganha 1 de bônus.
NÃO COMPENSA PORQUE: Tem que comprar o número de viagens necessárias e ficar controlando o saldo do cartão. Se usar muito o transporte coletivo, essa modalidade não compensa mesmo.

Espero que essas dicas ajudem alguém. :)

OBS1: Não jogue fora seu cartão Andante Ocasional quando terminarem os títulos de viagem. Você paga por ele quando compra, mas ele é recarregável (por isso não deixe, por exemplo, no bolso da sua calça, pois ele pode estragar).

OBS2: Do aeroporto para o centro da cidade é necessário um título Z4. Tomem o cuidado de comprar o número de zonas corretas (nesse caso 4 zonas), porque existem fiscais principalmente nessa linha do metrô do aeroporto para o centro.

OBS3: Se você não tem Andante e precisa pegar um ônibus, dá para comprar o "Agente único" direto no ônibus. Mas só use essa opção em casos extraordinários, porque ela é bem mais cara do que qualquer outra e só vale para a viagem em que foi adquirido.

2 comentários:

  1. COMO EU POSSO SA VER O AUTOCARRO QUE VAI PARA A LOJA DO CIDADAO

    ResponderExcluir
  2. Paulo, meu blog está inativo há um bom tempo, pois voltei ao Brasil em 2011. Por isso não respondi antes.
    Mas talvez isso aqui ajude:
    http://www.stcp.pt/pt/itinerarium/
    Abs

    ResponderExcluir